Notícias

Voltar TRT8 realiza primeiro encontro de combate ao stress para servidores


Promovido pelo programa Trabalho Seguro, o projeto de Combate ao Stress Organizacional iniciou suas atividades no início de outubro, com o primeiro encontro ocorrendo na sala de aula da ECAISS, contando com a participação de servidores das Varas do Trabalho de Belém. Com a temática "Queremos te ouvir", a ação está sendo coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT da 8ª Região, tendo a sua Coordenadoria de Saúde à frente. Conduzindo as dinâmicas, além da psicóloga do TRT8, Úrsula Gomes, o projeto conta com a participação do psicanalista e psicólogo do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Bruno Farah, que ministrou a primeira palestra.

Com carga horária de 16 horas, nos encontros do TRT8 os temas abordados estão relacionados ao alinhamento nacional, sendo o primeiro tribunal a tratar o tema com uma atenção tão direcionada ao combate ao stress em suas dependências, com os principais focos sendo desvendar, a partir do diálogo com servidores, as estratégias que os mesmos estão usando para o enfrentamento do stress diário e quais os cuidados com a saúde.

Como referência inicial do trabalho, a dupla de profissionais utiliza os dados já levantados na realização do PCMSO, caso a área já tenha passado por ele. Em caso negativo, ao se inscrever, o participante recebe um breve questionário a ser respondido antes do encontro. Até agora, já foram realizados 05 encontros, e até o final do mês todos os encontros desse projeto piloto serão finalizados, para apresentação dos resultados que nortearão as ações da Administração no sentido de melhoria do ambiente interno e das relações de trabalho.

"O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos". No planejamento do programa, a questão dos transtornos mentais gerados por, dentre outras coisa, o stress, está como tema transversal para ser trabalhado até final de 2017.

Na opinião de Bruno Farah, a realização de um trabalho assim tem condições de apoiar as ações das administrações. ‘’Com esses trabalhos voltados diretamente para a área do stress, podemos desarticular possíveis situações assediantes, por isso a importância de realizar um trabalho local com os servidores e entender quais são as fontes do stress, para que assim a organização de Trabalho consiga solucionar os problemas de acordo com as sugestões que os servidores vão passar’’, complementou.

Para Úrsula Gomes, o objetivo do curso é gerar um melhor bem estar físico e psicoemocional, podendo ampliar os ganhos de desempenho e produtividade. ‘’O alto índice de afastamento dos servidores por causa de transtornos mentais é grande, então, já que o TRT8 nos disponibilizou este espaço, vamos desempenhar as atividades do programa de maneira preventiva, para evitar problemas maiores, e continuar preservando a saúde mental dos nossos servidores’’ .

Fonte: TRT8

Rodapé Responsável DCCSJT