Notícias

Voltar TST relança exposição “8 de março: a Força e a Relevância do Trabalho da Mulher” com atualizações

A nova versão homenageia as mulheres que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.

Mulher visualizando parte da exposição em um telão.

Mulher visualizando parte da exposição em um telão.

7/3/22 - O Tribunal Superior do Trabalho está relançando, completamente atualizada e aperfeiçoada, a exposição virtual “8 de março: a Força e a Relevância do Trabalho da Mulher”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

Inaugurada em 2020, a mostra virtual foi ampliada e aperfeiçoada para contemplar mais mulheres brasileiras que atuaram e ainda atuam nos mais diversos campos do saber, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da humanidade

Centenário da Semana de Arte Moderna

Em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna, comemorado este ano, a exposição contempla “As Mulheres na Semana de Arte Moderna de 1922”. No contexto conservador da época, no qual prevaleciam valores que limitavam o papel da mulher ao âmbito privado, a participação de mulheres pioneiras na produção cultural modernista do Brasil revela uma faceta das conquistas de emancipação feminina no mundo intelectual e do trabalho. 

Assim, o objetivo é homenagear todas as mulheres a partir da síntese biográfica de algumas das mulheres que participaram do movimento que culminou na Semana de Arte Moderna de 1922, evento de grande relevância para o movimento cultural brasileiro.

Heroínas

Outro aperfeiçoamento diz respeito à biografia de mulheres que tiveram papel fundamental na construção do país, cujos nomes integram o Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. Esse livro, também conhecido como Livro de Aço, está no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). 

Ministras do TST

A mostra dá grande ênfase, também, às ministras do Tribunal Superior do Trabalho, fundamentais para a evolução da Corte. Um rico acervo de fotos e biografias é colocado à disposição do visitante, de modo a que possa compreender a importância histórica da presença dessas mulheres na composição do TST. Além disto, uma linha do tempo narrará a trajetória de reivindicações e vitórias alcançadas nos últimos dois séculos, entre outros assuntos.

Rodapé Responsável DCCSJT