Notícias

Voltar TST e CSJT sediam VI Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário

O evento está sendo realizado nesta quinta e sexta-feira na sede do Tribunal, em Brasília.

Ministros do TST participaram da abertura do evento. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

Ministros do TST participaram da abertura do evento. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

19/10/2023 - O “VI Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário: Documentos Digitais do Poder Judiciário: gestão arquivística e perspectivas” começou nesta quinta-feira (19). O evento, que vai até amanhã, está sendo sediado e organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O objetivo do evento é promover a disseminação de conhecimentos e melhores práticas na gestão de documentos, especialmente, os produzidos em meio digital, além da oportunidade para a troca de experiências e capacitação dos participantes.

Os dois dias de evento serão transmitidos ao vivo no canal do TST no YouTube. Acompanhe a playlist da transmissão:

Liberdade e cidadania 

Na abertura do evento, o presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, destacou que o congresso representa a união de esforços de todos os órgãos do Poder Judiciário para reforçar a importância da gestão de documentos visando o alcance da sua finalidade e a preservação  da sua memória. “Este é um momento singular  para que possamos pensar, em conjunto, o rumo a seguir com um Poder Judiciário efetivamente comprometido com  a liberdade e a cidadania”, destacou.

Compromisso

O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho (ENAMAT), ministro Mauricio Godinho Delgado, destacou que o congresso é uma oportunidade única para a troca de experiências. “Ao sediarmos este encontro, demonstra o compromisso da Justiça do Trabalho com a preservação  da sua  documentação e memória, além da construção de novos conhecimentos para o fortalecimento das  instituições do Poder Judiciário”.

História viva

Segundo o diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (Cefast), ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, o grande desafio do evento é mostrar a relevância da história contada nos processos judiciais e a riqueza das informações que, muitas vezes, se perdem nos documentos físicos. “É fundamental, sob os contornos atuais, a preservação da memória enquanto história viva da sociedade brasileira e de seus protagonistas", destacou. “Daqui alguns anos alguém analisará o que foi discutido aqui e essas informações serão utilizadas para registrar quem  fomos, para onde fomos e o que fizemos”, completou.

Democracia

O ministro e membro da Comissão de Documentação e Memória (CDM), Evandro Pereira Valadão Lopes, ressaltou a importância da atuação dos profissionais da área arquivística como garantidores da democracia. “Para qualquer instituição é de extrema relevância identificar onde e  como o conhecimento é produzido e como compartilhar essas informações. Esses  profissionais reafirmam o seu compromisso com a preservação da memória de uma instituição, de um país e com a democracia”.

Programação

Na programação estão previstas mesas redondas, oficinas e  palestras que trataram sobre, entre outros assuntos: 

  • A importância da gestão documental a partir da fase de produção dos documentos arquivísticos;
  •  A Gestão de documentos digitais associados aos conceitos arquivísticos;
  • Digitalização e assinatura eletrônica: autenticidade e integridade mantida no uso de novas tecnologias; 
  • Gestão de documentos digitais e governança de dados; 
  • Arquivamento e preservação digital de websites e mídias sociais;
  • Aplicação de Inteligência Artificial na Gestão Documental;
  • PJe-Arq: módulo de gestão documental do PJe; e
  • Conservação Preventiva e Pequenos Reparos em Documentos;

Os participantes vão realizar uma visita guiada à exposição “Construção da Justiça do Trabalho: 80 anos da CLT” e ao Memorial do TST (Memorial Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes). 

Confira  a programação completa.

Apoiadores 

Participam como apoiadores do congresso o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Superior Tribunal Militar (STM) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST (Cefast). 

Confira mais fotos do evento no Flickr do TST.

(Andrea Magalhães/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT