Notícias

Voltar Unidades de saúde de Itumbiara recebem recurso de acordo celebrado pela Justiça do Trabalho em Goiás

Foram liberados 42,5 mil reais para a aquisição de equipamentos médicos

Na imagem, pessoas se cumprimentando simbolizando um acordo fechado

Na imagem, pessoas se cumprimentando simbolizando um acordo fechado

23/08/2023 - Uma destinação de recursos para o Fundo Municipal da Saúde de Itumbiara pela 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara (GO) garantiu a melhoria no atendimento de saúde no município do sul goiano. Foram liberados 42,5 mil reais para a aquisição de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento Ciro Garcia (UPA 24h) e para o Hospital Municipal Modesto de Carvalho.

O recurso transferido foi resultado de acordo em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás em face de uma empresa de aço. O MPT acionou a empresa após receber denúncias de jornadas extraordinárias exaustivas, sem fruição do  banco de horas, além da sobrecarga de trabalho. Assim,  acionou a empresa para a adequação da jornada legal de trabalho.

O juiz Radson Rangel, titular da unidade, avaliou que a destinação dos valores, além de atender a comunidade, vai permitir que os cidadãos da região tenham acesso a melhores condições para tratamento de saúde. Para o magistrado, é um excelente legado que a Justiça do Trabalho goiana e o MPT têm deixado para a sociedade itumbiarense.

O magistrado se reuniu com o secretário de saúde municipal Adriano Martins e a equipe jurídica para a apresentação dos bens que foram adquiridos com os valores destinados pela Justiça do Trabalho. Além disso, Rangel se reuniu com os dirigentes das unidades de saúde beneficiadas para a apresentação dos bens adquiridos e como eles são aplicados na saúde. O juiz ainda conversou com os diretores das unidades para explicar a importância da destinação dos valores para a comunidade local como meio de  garantir qualidade de vida e acesso à saúde pela comunidade local.

Equipamentos

Os equipamentos que estão sendo adquiridos para as unidades são oxímetro de pulso portátil profissional, detector de batimentos cardiofetais, refletor parabólico de luz fria, eletrocardiógrafo, monitor de sinais vitais para triagem de classificação de risco, balança digital pediátrica e neonatal, balança antropométrica digital adulto, kit monofilamento estesiômetro.

Fonte: TRT da 18ª Região (GO)

Rodapé Responsável DCCSJT