Vara do Trabalho de Guarapari/ES ultrapassa meta de execução - CSJT2
02/10/2013 - A 1ª Vara do Trabalho de Guarapari, no litoral sul do Espírito Santo, chegou ao fim do mês de setembro com motivos para comemorar. Até o dia 27, o número de execuções extintas era de 1.059, superior aos 1.027 necessários para cumprir a meta nacional nº 13, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), específica para a Justiça do Trabalho (“aumentar em 15% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011”).
A juíza titular da VT, Ana Paula Luz Faria, atribui o sucesso alcançado às pautas concentradas e ao trabalho coordenado do Núcleo de Conciliação da 1ª Vara do Trabalho de Guarapari, que presta atendimento personalizado a partes e advogados, “legitimando a jornada da conciliação junto à comunidade jurídica local”. Segundo a magistrada, os procedimentos adotados, que se mostraram “instrumento democrático de grande eficácia para a efetivação da justiça”, vão continuar até o final de 2013.
A diretora da vara, Ângela Maria Geller, revela as estratégias adotadas pela equipe para o cumprimento da meta: “Temos uma tabela no quadro de avisos, com o número de execuções encerradas, mês a mês, e quantas faltam para atingir a meta. Assim, todo mundo acompanha e fica motivado”. Para a servidora, o envolvimento de toda a equipe foi fundamental para conseguir os resultados esperados.
Redução do saldo de processos na fase de conhecimento
Em relação à fase de conhecimento, o saldo pendente de processos físicos para julgamento, na 1ª VT de Guarapari, é de apenas 146, dos quais a maior parte já se encontra com instrução encerrada, aguardando diligências ou julgamento.
“Em muito pouco tempo, espera-se que não exista mais processo físico pendente de julgamento nesta unidade, que nos últimos anos registrou um dos maiores índices de processos recebidos”, afirmou a juíza Ana Paula Faria.
Fonte: TRT-ES
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







