Vice-presidente anuncia acordo que afasta greve no setor de transporte aéreo - CSJT2
(07/12/2016)
Depois de seis rodadas de negociação, trabalhadores e empresas aéreas chegaram a um acordo que garantirá a manutenção dos serviços à população, sem realização de greves no setor por um ano, além de reajustes baseados na reposição da inflação.
O consenso foi comunicado pelas categorias ao vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, na manhã desta quarta-feira (7), em reunião com os representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).
“Trata-se de um acordo inédito e considerado histórico já que poderemos garantir que não teremos greve nos aeroportos brasileiros. Parabenizo os atores desta conciliação que, com a supervisão e participação da Justiça do Trabalho, utilizaram o bom senso e conseguiram chegar a um denominador comum”, elogiou o ministro.
O indicativo de greve da categoria chegou a ser anunciado no mês de novembro, mas de acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Spader, a atuação do TST foi fundamental para que as negociações avançassem, com a garantia do acordo antes mesmo do vencimento da data base 2016/2017. “O TST participou de forma ativa, não foi necessário vir para cá em audiências de mediação ou conciliação, mas conversas com a presidência e vice-presidência foram essenciais para a interlocução nas mesas de negociação,” descreveu.
Para o presidente Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, Ronaldo Trad, apesar das companhias aéreas enfrentarem os impactos do cenário econômico brasileiro, as negociações avançaram pelo alinhamento das expectativas das partes. “O bom senso e o respeito que tivemos na mesa foi fundamental para chegarmos a esta negociação”, destacou Trad. De acordo com ele, nunca houve negociações de acordo antes da data-base o que demonstrou a maturidade das partes.
O presidente da FENTEC, Sérgio Dias, também avaliou de forma positiva as negociações. “O diálogo é a melhor aposta que fazemos neste sentido. Toda vez que patrões e empregados se reúnem para tentar um consenso para determinado conflito é certamente é a melhor solução.”
Fotos da reunião, disponíveis no Flickr do CSJT:
(Taciana Giesel - Fotos: Fellipe Sampaio)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907