Notícias

Voltar Justiça do Trabalho apresenta proposta para evitar greve dos aeronautas

A proposta vice-presidente do TST e do CSJT está sendo submetida a votação eletrônica da categoria.

Avião em pista de aeroporto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Avião em pista de aeroporto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

17/12/22 - O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, apresentou, neste sábado, proposta de acordo para que o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) suspenda a greve da categoria, anunciada para a próxima segunda-feira (19). 

Reajuste e ganho real

A proposta é de reajuste de 100% do INPC sobre salários fixos e variáveis, mais aumento real de 0,5%, a incidir sobre diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da convenção e vale-alimentação. Os reajustes não incidem sobre diárias internacionais, pagas em dólares, euros ou libras.

Folga voluntária

Outro ponto contemplado é a folga voluntária, A proposta prevê que o aeronauta poderá, voluntariamente, em sua escala, reduzir de 10 para nove o número de folgas mensais mínimas, recebendo, em caso de utilização, uma indenização equivalente a 1/20 de seu salário fixo.

A proposta foi apresentada à categoria em live realizada pelo SNA e está sendo submetida à votação, por meio eletrônico, das 22h de hoje (17), até as 15h de domingo (18).

(Carmem Feijó)

Rodapé Responsável DCCSJT