Memória da JT

Voltar Exposição Virtual - 15 anos do CSJT - Linha do Tempo

 

Imagem com uma foto do painel instalado na parede de entrada do CSJT, com o seguinte texto acima: O Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT tem atuação em todo o território nacional, cabendo-lhe a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. O CSJT é um órgão moderno, eficiente e com atuação pautada no atendimento de necessidades sociais prementes. Dito isso, apresentaremos uma linha do tempo com alguns feitos de grande importância realizados nos 15 anos de atuação do Conselho. Demonstraremos projetos, ações estratégicas, desenvolvimento de pessoas, sistemas e tecnologia, gestão do conhecimento, preservação da memória, entre outros.

 

Imagem com uma foto da Constituição Brasileira de 1988, co m o seguinte texto ao lado: Acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2005, 12 de maio: aprovado pelo Pleno do TST o primeiro Regimento Interno do CSJT (Resolução Administrativa TST nº 1064). 15 de junho: sessão solene de instalação. O CSJT foi criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 30 de dezembro de 2004, com a finalidade de 'exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante' (art. 111-A, § 2º, inciso II, da Constituição Federal). 27 de outubro: estabelecida a Tabela Única para atualização e conversão de débitos trabalhistas – Sistema Único de Cálculo (SUCJT), com o objetivo de uniformizar o sistema de cálculos trabalhistas, no âmbito dos TRTs e das Varas do Trabalho. Resolução nº 8. (Alterado pela resolução 181, de 24 de fevereiro de 2017).

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2006 com uma foto organograma do CSJT, com o seguinte texto ao lado: 23 de maio: a Resolução nº 20 dispôs sobre a estrutura inicial do CSJT, contemplando o Colegiado, a Presidência, a Secretaria-Geral, a Assessoria da Secretaria-Geral e as Assessorias de Controle Interno, de Recursos Humanos, de Planejamento, Orçamento e Finanças e de Tecnologia da Informação e das Comunicações. 24 de novembro: editada a Resolução nº 28 com o objetivo de levantar a viabilidade econômica, técnica e estrutural das Varas do Trabalho; definir prioridades na descentralização dos recursos orçamentários do Projeto de Modernização das Instalações Físicas da Justiça do Trabalho; e estabelecer modelo de Vara do Trabalho para ser adotado no âmbito da Justiça do Trabalho, inclusive com tipo de mobiliário e equipamentos. 24 de novembro: criado Grupo de Trabalho para prestar consultoria na área de Gestão Documental (Resolução nº 30).

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2007. 7 de fevereiro: atualização da Tabela Única aplicada na  elaboração de cálculos de débitos trabalhistas no âmbito da  Justiça do Trabalho (Ato nº 2).  25 de maio: criada, no âmbito do CSJT, a Assessoria de Relações  Institucionais da Justiça do Trabalho, tendo como competência,  entre outras, a de assessorar o Conselho no acompanhamento e  tramitação de projetos de leis e processos de interesse da Justiça  do Trabalho de primeiro e segundo graus perante os Poderes e  Órgãos Federais (Resolução n.º 36).  30 de novembro: o Conselho estabeleceu que a comunicação  oficial escrita entre os Órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro  e segundo graus fosse realizada, preferencialmente, via  transmissão eletrônica, por intermédio da rede mundial de  computadores (Resolução nº 44).

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2008. 5 de junho: instituído o Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho -  DEJT por meio do Ato Conjunto TST.CSJT nº 15, como  instrumento oficial de publicação de matérias e decisões dos  Órgãos da Justiça do Trabalho. A primeira edição foi  disponibilizada em 9 de junho de 2008. Alterado pelo ato conjunto  n°35 de março de 2017.  31 de outubro: o Conselho padronizou a estrutura  organizacional e de pessoal dos gabinetes dos  magistrados e das secretarias das varas do  trabalho, definindo o quantitativo de servidores e de  cargos e funções comissionadas (Resolução nº 53,  atualizada, em 2010, pela Resolução nº 63).  .  31 de outubro: o Conselho estabeleceu parâmetros  para padronização da estrutura física, de mobiliário  e equipamentos para todos os órgãos da Justiça do  Trabalho de primeiro e segundo graus, a ser  realizada em conformidade com a disponibilidade  orçamentária do Projeto de Modernização das  Instalações Físicas da Justiça do Trabalho  (Resolução nº 54).  10 de dezembro: como parte do projeto Rompendo  Distâncias, o CSJT, o TST e a ENAMAT inauguraram  sistema de videoconferência para interligar os  diversos Órgãos da Justiça do Trabalho, com a  participação de 22 TRTs na primeira  videoconferência. Atualmente, todos os TRTs  dispõem e utilizam sala de videoconferência.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2009. 10 de fevereiro: instituído o sistema de Malote Digital como meio  eletrônico oficial de comunicação entre as Unidades  Organizacionais da Justiça do Trabalho, contribuindo para  redução de custos e maior eficiência e celeridade nas  correspondências (Ato Conjunto TST.CSJT nº 5).  14 de março: o Ato nº 133 instituiu o Modelo de Gestão do  Portfólio de Tecnologia da Informação e das Comunicações da  Justiça do Trabalho, conferindo maior continuidade administrativa  às ações e observância das recomendações dos órgãos de  controle.  21 de setembro: uniformização do Programa de  Assistência Pré-Escolar no âmbito da Justiça do  Trabalho de primeiro e segundo graus (Ato nº 150).  17 de novembro: o Ato Conjunto TST.CSJT nº 20  dispôs sobre a implantação, no âmbito da Justiça  do Trabalho, da numeração única de processos.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2010. 29 de janeiro: institui o Comitê Técnico Temático de Infraestrutura  de Tecnologia da Informação - ctINFRA. Ato conjunto n° 07.  Composição alterada pelo ato n° 27 de 22 de maio de 2017.  17 de maio: instituído o Comitê Gestor do Sistema de Processo  Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho - PJe-JT, tendo como  uma de suas atribuições a de garantir a adequação do Sistema  PJe - JT aos requisitos legais e às necessidades da Justiça do  Trabalho (Ato nº 69).  4 de junho: editada a Tabela de Temporalidade de  Documentos Unificada da Justiça do Trabalho de  primeiro e segundo graus, a qual estabeleceu  prazos de guarda dos processos judiciais e sua  destinação. Resolução nº 67.  24 de setembro: considerando a necessidade de  racionalização dos recursos orçamentários, foi  editada a Resolução n.º 70, dispondo, no âmbito da  Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus,  sobre o processo de planejamento, execução e  monitoração de obras; os parâmetros e orientações  para contratação de obras; e os referenciais de  áreas e diretrizes para elaboração de projetos.  19 de outubro: o CSJT sediou a 10ª Mostra  Nacional de Trabalhos de Qualidade do Poder  Judiciário, premiando práticas bem-sucedidas dos  diversos ramos da Justiça, sendo considerado um  espaço democrático para troca de experiências.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2011. 3 de março: instituído o Programa Nacional de Resgate da  Memória da Justiça do Trabalho, com o objetivo de realizar  inventários dos documentos e peças de interesse histórico  relativos à evolução do Direito do Trabalho e da Justiça do  Trabalho (Ato Conjunto TST.CSJT nº 37).  3 de maio: institui o Programa Nacional de Resgate da Memória  da Justiça do Trabalho. (Ato Conjunto TST.CSJT nº 11, modificado  em 2017 pelo ato conjunto n° 12 de 2017).  21 de junho: instituída a Política Nacional de Comunicação Social  no âmbito do Conselho e da Justiça do Trabalho de primeiro e  segundo graus (Resolução nº 80).  23 de agosto: estabelecidas as diretrizes para a realização de  ações de promoção da saúde ocupacional e de prevenção de  riscos e doenças relacionados ao trabalho, bem como  regulamentados os procedimentos relacionados à ocorrência de  acidentes em serviço no âmbito da Justiça do Trabalho de  primeiro e segundo graus (Resolução nº 84).  18 de novembro: aprovado o Manual de Gestão Documental da  Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (Ato nº 262).  18 de novembro: aprovado o Manual de Gestão Documental da  Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (Ato nº 262).  25 de novembro: instituiu o Comitê Gestor do  Programa Nacional de Resgate da Memória da  Justiça do Trabalho (CGMNac-JT). (Ato Conjunto  TST.CSJT nº 37, modificado em 2017 pelo ato  conjunto n° 13 de 2017).  25 de dezembro: instalado, na Vara do Trabalho de  Navegantes – SC, o Sistema PJe-JT. Navegantes foi  a primeira Unidade a ter o Sistema implantado,  atendendo ao cronograma de implantação  aprovado por meio do Ato nº 238 de 24 de outubro  de 2011.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2012. 23 de março: a Resolução nº 94 instituiu o Sistema Processo  Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe-JT como sistema  de processamento de informações e prática de atos processuais  e estabeleceu os parâmetros para sua implementação e  funcionamento.  26 de março: editada a Resolução nº 96, dispondo sobre o  Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho -  Trabalho Seguro, objetivando institucionalizar e sistematizar  ações de prevenção de acidentes de trabalho a serem  desenvolvidas no âmbito da Justiça do Trabalho.  10 de maio: aprovado o Regulamento Geral da Secretaria do CSJT  estabelecendo a estrutura e a organização dos serviços auxiliares  do Conselho e fixando a competência administrativa dos  respectivos órgãos.  25 de maio: aprovado o Guia Prático para inclusão de critérios de  sustentabilidade nas contratações de bens e serviços no âmbito  da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. (Resolução  n.º 103).  29 de junho: O Conselho instituiu o Serviço de  Informações ao Cidadão no âmbito da Justiça do Trabalho  de primeiro e segundo graus, com o objetivo de aprimorar  o atendimento oferecido aos cidadãos, nos termos  previstos pela Lei de Acesso à Informação (Resolução nº  107).  29 de junho: regulamentada a realização de teletrabalho, a  título de experiência, no âmbito da Justiça do Trabalho de  primeiro e segundo graus (Resolução n.º 109).  16 de julho: Institui o Comitê Gestor Nacional e a equipe  executiva do Programa Trabalho Seguro. Ato conjunto n°  18. Composição alterada pelo ato n° 15 de 28 de março de  2017.)  19 de julho: Institui Comissão de Erradicação do Trabalho  Infantil e de proteção ao trabalho decente do adolescente.  Ato conjunto n° 21. Composição alterada pelo Ato  Conjunto n° 19 de 2017.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2012. Prêmio Innovare - 2012  concedido ao Programa Trabalho Seguro  O programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho,  também denominado “Programa Trabalho Seguro”, é uma  iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho  Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que tem por objetivo a  realização de medidas concretas direcionadas à prevenção de  acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de  Segurança e Saúde no Trabalho, de modo a contribuir para a  diminuição do número de acidentes e, consequentemente, a  redução do número de ações (trabalhistas, previdenciárias e  acidentárias) sobre o tema.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2013. 19 de fevereiro: implantado o Sistema PJe-JT no âmbito do  Conselho (Ato n.º 32).  4 de abril: o Conselho tornou-se Unidade Orçamentária,  competindo-lhe gerir diretamente recursos orçamentários  destinados à Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (Lei  nº 12.798/2013).  10 de outubro: instituída a Comissão Permanente de  Acessibilidade ao Sistema PJe-JT (Ato nº 364).  11 de novembro: instituído o Programa de Combate ao Trabalho  Infantil no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo  graus, com o objetivo de implementar políticas pela erradicação  do trabalho infantil no Brasil (Ato nº 419).  6 de dezembro: editada a Resolução nº 131, estabelecendo a  reserva de, no mínimo, 10% das vagas para afrodescendentes nos  contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados,  no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2014. 24 de fevereiro: disponibilizada a primeira edição do Caderno  Administrativo do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT  (Ato Conjunto CSJT.TST n.º 37).  24 de junho: editada a Resolução nº 139, dispondo sobre medidas  a serem adotadas pelos TRTs para impedir ou dificultar a busca de  nome de empregados nas publicações de dados processuais de  reclamações trabalhistas na rede mundial de computadores, com  o fim de elaboração de “listas sujas”.  23 de setembro: instituída a “Semana Nacional da Conciliação  Trabalhista” no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e  segundo graus, a fim de promover a efetividade jurisdicional e a  celeridade processual, considerando a relevância do contínuo  aprimoramento dos mecanismos consensuais de solução de  conflitos (Ato nº 272).  13 de novembro: Instituída a Política Nacional de  Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho  – PNRSJT (Ato Conjunto TST.CSJT nº 24).  28 de novembro: aprovados os Planos Estratégicos da  Justiça do Trabalho e do Conselho para o período de 2015  a 2020 (Resoluções nºs 145 e 146).  27 de dezembro: criados os primeiros 44 cargos de  provimento efetivo para o quadro de pessoal do CSJT, na  área de Tecnologia da Informação (Lei nº 12.934/2013).

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2015. 27 de fevereiro: regulamentada a concessão da licença para  capacitação aos servidores do Judiciário do Trabalho de primeiro  e segundo graus (Resolução nº 147).  26 de março: aprovado o novo logotipo, a assinatura visual e o  manual de aplicação da marca do Conselho (Ato nº 60).  22 de abril: o Ato Conjunto TST.CSJT nº 2 instituiu reserva para  negros de 20% das vagas nos concursos públicos para  provimento de cargos efetivos no âmbito do TST e do CSJT.  29 de abril: o Ato nº 96 acrescentou ao rol dos cargos efetivos da  Justiça do Trabalho o cargo de Analista Judiciário, Área de Apoio  Especializado, Especialidade História.  7 de maio: criada a Ouvidoria-Geral do Conselho. Ato nº 102.  29 de maio: Incorporada a modalidade de teletrabalho às práticas  institucionais dos órgãos do Judiciário do Trabalho de primeiro e  segundo graus, de forma facultativa, observada a legislação  vigente. Resolução n° 151.  12 de junho: Neymar Jr. faz campanha contra o Trabalho Infantil  em parceria com a Justiça do Trabalho.  A campanha é resultado de parceria entre o Instituto  Projeto Neymar Jr., o Conselho Superior da Justiça do  Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho  (TST), e tem como objetivo mobilizar a sociedade  visando à erradicação do trabalho de crianças e  adolescentes, em alusão ao Dia Mundial de Combate  ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2015. 4 de setembro: Instituído o Plano de Logística Sustentável do  Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da  Justiça do Trabalho (PLS-TST/CSJT). Ato conjunto n° 16.  27 de novembro: Resolução n°156 dispõe sobre a continuidade  da implantação do modelo de gestão de pessoas por  competências no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º  graus.  27 de novembro: É aprovada a revisão do Plano Estratégico da  Justiça do Trabalho para o período de 2016 a 2020. Resolução  n° 157.  27 de novembro: aprova o Plano Estratégico de Tecnologia da  Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho (PETIC-JT)  para o período de 2015 a 2020 e dá outras providências.  Resolução n° 158.  27 de novembro: disposições sobre a Política Nacional de  Educação para servidores da Justiça do Trabalho de primeiro e  segundo graus. Resolução n° 159  9 de dezembro: I Seminário de Integração das  Ouvidorias da Justiça do Trabalho  O I Seminário de Integração das Ouvidorias da Justiça  do Trabalho é uma realização do Tribunal Superior do  Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do  Trabalho (CSJT) e tem por objetivo discutir o papel das  Ouvidorias enquanto instrumento democrático e  interativo com a sociedade.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2016. 19 de fevereiro: Resolução n° 163 dispõe sobre as competências  e as estruturas das Ouvidorias dos Tribunais Regionais do  Trabalho.  14 de março: trata da composição da Comissão Nacional de  Efetividade da Execução Trabalhista. Ato conjunto n° 12. Alterado  pelo ato n° 02 de 2017.  18 de março: Resolução n° 164 disciplinas o uso e a concessão  de certificados digitais institucionais no âmbito da Justiça  do Trabalho de primeiro e segundo graus.  18 de março: Resolução n° 167 dispõe sobre a concessão do  auxílio-moradia aos servidores da Justiça do Trabalho de primeiro  e segundo graus.  4 de maio: Ato conjunto n° 01 dispõe sobre a Plataforma Tecnológica  do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas  e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e- Gestão).  13 de maio: Ato conjunto n° 19 dispõe sobre a priorização  de demandas para sistemas satélites do Processo  Judicial Eletrônico (PJe).  30 de setembro: Resolução n° 174 dispõe sobre a Política  Judiciária Nacional de tratamento adequado das  disputas de interesses no âmbito da Justiça do Trabalho  e dá outras providências.  21 de outubro: Resolução n° 175 dispõe sobre as atividades  de segurança institucional no âmbito da Justiça  do Trabalho.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2017. 24 de fevereiro: Resolução n° 179 dispõe sobre o funcionamento  do laboratório de tecnologia para recuperação de ativos,  combate à corrupção e lavagem de dinheiro (LAB-LD) no âmbito  da Justiça do Trabalho (LAB-CSJT) e dá outras providências.  Ato conjunto n° 11 do dia 11/03/2017 designa a Composição  do laboratório.  31 de março: instituído o Comitê Gestor do Sistema de Processo  Administrativo Virtual e Ouvidoria da Justiça do Trabalho (cgProad-  Ouv). Ato conjunto n° 18.  11 de abril: define a identidade visual e o manual de aplicação  da marca da Justiça do Trabalho eletrônica, regulando sua utilização.  Cria o mascote oficial do Processo Judicial Eletrônico  (PJe) no âmbito da Justiça do Trabalho eletrônica; e dá outras  providências. Ato conjunto n° 21.  12 de maio: instituído Grupo de Trabalho destinado a apresentar  estudo de viabilidade com o objetivo de reduzir a quantidade  de movimentos, complementos de movimentos, tarefas  e nós no Processo Judicial Eletrônico (PJe), dando  máxima eficácia ao art. 194 do Código de Processo Civil. Ato  conjunto n° 24.  26 de maio: instituído Grupo de Trabalho para apresentar proposta  de implantação e acompanhar a implementação do  eSocial no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho  Superior da Justiça do Trabalho. Ato Conjunto n° 30.  5 de setembro: altera a composição do Comitê Gestor do Sistema  Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos  Eletrônicos (cgeDOC), instituído pelo Ato n. 173/CSJT.GP.SE,  de 22 de outubro de 2009. Ato Conjunto n° 39.  25 de agosto: revisão do Plano Estratégico do Conselho Superior  da Justiça do Trabalho para o período de 2017 a 2020.  Resolução n° 197.  25 de agosto: instituído o Centro de Educação Corporativa da  Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus – CEduc-JT.  Resolução n° 200.  29 de setembro: alterações à Resolução CSJT nº 151, de 29  de maio de 2015, que incorpora a modalidade de teletrabalho  às práticas institucionais dos órgãos do Judiciário do Trabalho  de primeiro e segundo graus, de forma facultativa, observada  a legislação vigente. Resolução n° 207.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2018. 23 de março: disposições sobre a política de concepção, manutenção  e gestão dos sistemas corporativos nacionais adotados  pelos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo  graus. Resolução n° 215.  23 de março: disposições sobre o uso da Língua Brasileira de  Sinais - LIBRAS no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e  segundo graus para atendimento de pessoas surdas ou com  deficiência auditiva. (Resolução n° 218).  17 de agosto: aprovada a 1ª revisão do Plano de Logística  Sustentável do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho  Superior da Justiça do Trabalho – PLS-TST/CSJT  (2015-2020). Ato Conjunto n° 29.  31 de agosto: diretrizes para a implantação de boas práticas  de retenção de talentos no âmbito da Justiça do Trabalho  de primeiro e segundo graus. Resolução n° 222.  23 de novembro: dispõe sobre as diretrizes para o desdobramento  do objetivo estratégico “Promover a melhoria  da gestão de pessoas e da qualidade de vida”, do  Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020.  Resolução n° 229.  14 de dezembro: dispõe, no âmbito do TST e do CSJT,  sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei nº  12.527, de 18 de novembro de 2011. Ato Conjunto n° 40.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2019. 18 de janeiro: dispõe sobre a regulamentação dos comunicados  de segurança relacionados à infraestrutura e arquitetura do  sistema PJe. Ato conjunto n° 1 e n° 2.  22 de fevereiro: aprova a revisão do Plano Estratégico da Justiça  do Trabalho 2015 - 2020 para o período de 2019 a 2020. Resolução  n° 233.  22 de fevereiro: regulamenta a aplicação dos instrumentos de  gestão documental e a destinação final de documentos arquivados  no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo  graus. Resolução n° 235.  22 de fevereiro: instituída a Comissão Especial destinada a promover  a conciliação entre as partes de processo em andamento  nos Tribunais Regionais do Trabalho ou nas Varas do Trabalho,  em que haja grande número de interessados e interesse  social relevante. Resolução n° 236.  19 de março: composição do Comitê Gestor do Sistema de  Processo Administrativo Virtual e Ouvidoria da Justiça do Trabalho  (cgProad-Ouv) é alterada pelo ato Conjunto n° 06.  21 de março: instituída a Política de Prevenção e Combate  ao Assédio Moral no Tribunal Superior do Trabalho  e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Ato  Conjunto n° 08.  23 de abril: instituído o Programa de Assistência à Mãe  Nutriz na Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. Resolução  n° 238.  23 de abril: instituído o Sistema de Processo Administrativo  Virtual e Ouvidoria da Justiça do Trabalho (PROAD-OUV)  como sistema único de processamento de informações  relacionadas ao protocolo, ao processo administrativo  e à Ouvidoria do Judiciário Trabalhista. Resolução  n° 239.  13 de maio: designa os membros do Comitê Gestor de  Comunicação Social da Justiça do Trabalho. Ato Conjunto  n° 14.  12 de junho: designa servidores para compor a Comissão  Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista -  CNEET. Ato Conjunto n° 18.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2019. 28 de junho: disposições sobre a Logomarca Única da Justiça  do Trabalho, o Manual da Identidade Visual, a Gestão da Identidade  Visual da Justiça do Trabalho e a Padronização de Exibição  dos Conteúdos nas Páginas Iniciais dos Portais dos Órgãos  da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. Resolução n° 243.  23 de agosto: instituído o Sistema Integrado de Gestão Orçamentária  e Financeira da Justiça do Trabalho (SIGEO-JT) como  sistema único de processamento de informações relacionadas  ao planejamento, à execução e ao acompanhamento orçamentário  e financeiro da Justiça do Trabalho. Resolução n° 245.  25 de outubro: disposições sobre a uniformização, no âmbito  da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, dos procedimentos internos  a serem adotados acerca dos Precatórios e das Requisições  de Pequeno Valor (RPV) cancelados, por força da Lei n.º  13.463/2017. Resolução n° 248.  2019  25 de outubro: instituído, no âmbito da Justiça do Trabalho,  o Sistema Eletrônico de Assistência Judiciária AJ/JT,  destinado ao cadastro e gerenciamento de peritos,  órgãos técnicos ou científicos, tradutores e intérpretes e  ao pagamento dos profissionais nos casos dos processos  que envolvam assistência judiciária gratuita, e dá  outras providências. Resolução n° 256. (Alterações feitas  pela Resolução n° 255 de 14/02/2020.)  5 de novembro: altera o anexo I do Ato Conjunto n.  25/TST.CSJT.GP.SG, de 29 de maio de 2017, que dispõe  sobre a Política de Suporte ao Sistema Processo Judicial  Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho e institui o  Manual de Gestão de Demandas de Sistemas Satélites  do PJe na Justiça do Trabalho. Ato Conjunto n° 32.  22 de novembro: altera a Resolução nº 174, de 30 de setembro  de 2016, que dispõe sobre a Política Judiciária  Nacional de tratamento adequado das disputas de interesses  no âmbito da Justiça do Trabalho e dá outras providências.  Resolução n° 252.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2020. 14 de fevereiro: aprovada a revisão do Plano Estratégico de  Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho  (PETIC-JT) 2015 – 2020, com aplicabilidade para o ano de  2020. Resolução 257.  14 de fevereiro: aprovado o Modelo de Gestão Estratégica do  Conselho Superior da Justiça do Trabalho (MGE-CSJT). Resolução  260.  31 de março: instalada a Comissão Nacional de Promoção à  Conciliação – CONAPROC. Ato Conjunto n° 04.  10 abril: A Justiça do Trabalho mantém prestação jurisdicional  e aumenta produtividade durante período de trabalho remoto.  A Justiça do Trabalho, em atendimento aos princípios da eficiência  e da efetividade, manteve a prestação jurisdicional e a  produtividade durante o período de isolamento social em prevenção  ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).  20 de abril: prorrogadas as medidas de prevenção ao contágio  pelo novo coronavírus (COVID-19) e dispõe sobre a suspensão  de prazos processuais no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º  e 2º graus. Ato Conjunto n° 05.  5 de maio: consolida e uniformiza, no âmbito da Justiça  do Trabalho de 1º e 2º graus, a regulamentação do trabalho  remoto temporário, do funcionamento dos serviços  judiciários não presenciais e da realização de sessões de  julgamento telepresenciais, com o objetivo de prevenir o  contágio pelo Novo Coronavírus – Covid-19, bem como  garantir o acesso à justiça. Ato Conjunto n° 06.  29 de maio: regulamenta a realização de sessões de  forma virtual no âmbito do Conselho Superior da Justiça  do Trabalho. Resolução CSJT Nº 265, de 29 de maio de  2020.

 

Imagem sobre os acontecimentos importantes para o CSJT no ano de 2020. 14 de fevereiro: aprovada a revisão do Plano Estratégico de  Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho  (PETIC-JT) 2015 – 2020, com aplicabilidade para o ano de  2020. Resolução 257.  14 de fevereiro: aprovado o Modelo de Gestão Estratégica do  Conselho Superior da Justiça do Trabalho (MGE-CSJT). Resolução  260.  31 de março: instalada a Comissão Nacional de Promoção à  Conciliação – CONAPROC. Ato Conjunto n° 04.  10 abril: A Justiça do Trabalho mantém prestação jurisdicional  e aumenta produtividade durante período de trabalho remoto.  A Justiça do Trabalho, em atendimento aos princípios da eficiência  e da efetividade, manteve a prestação jurisdicional e a  produtividade durante o período de isolamento social em prevenção  ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).  20 de abril: prorrogadas as medidas de prevenção ao contágio  pelo novo coronavírus (COVID-19) e dispõe sobre a suspensão  de prazos processuais no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º  e 2º graus. Ato Conjunto n° 05.  5 de maio: consolida e uniformiza, no âmbito da Justiça  do Trabalho de 1º e 2º graus, a regulamentação do trabalho  remoto temporário, do funcionamento dos serviços  judiciários não presenciais e da realização de sessões de  julgamento telepresenciais, com o objetivo de prevenir o  contágio pelo Novo Coronavírus – Covid-19, bem como  garantir o acesso à justiça. Ato Conjunto n° 06.  29 de maio: regulamenta a realização de sessões de  forma virtual no âmbito do Conselho Superior da Justiça  do Trabalho. Resolução CSJT Nº 265, de 29 de maio de  2020.

 

 

 

 

 

Rodapé Responsável CDOCM


Conteúdo de Responsabilidade da CDOCM 
Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Telefone: (61) 3043-
3710
E-mail: cdocm@csjt.jus.br