Memória Virtual da JT - Início - Logo

Botão - Memória Virtual

Botão - Nossa História

Botão - Memórias

Botão - Comitê Gestor de Memória

Botão - Proteção do Patrimônio

Botão - Informes

Memórias dos Tribunais - Estrutura

 

 

OBJETOS MUSEOLÓGICOS

Espécie de objeto:

Obras Raras

Título do objeto:

Pintura a óleo – Getúlio Vargas

Produtor:

Em pesquisa, levantou-se a possibilidade de o autor da pintura se chamar Benito Mazon Castañeda Cadiz (Espanha - 1885 Porto Alegre, RS - 1955 Artista e professor)

Data de produção:

1941

História do objeto:

Definitivamente instalada em todo o território nacional em 1º de maio de 1941, com a finalidade de solucionar os conflitos trabalhistas entre patrões e empregados, a Justiça do Trabalho nasceu e cresceu ao longo do processo histórico republicano brasileiro, iniciado no governo de Getúlio Vargas. Para marcar essa data, as comemorações no Rio Grande do Sul envolveram uma missa campal no Parque Farroupilha e a inauguração do prédio situado à Rua General Câmara, nº 261, primeira sede do Conselho Regional do Trabalho da 4ª Região (CRT), antiga designação do TRT4. Na ocasião, o salão de honra do novo órgão trabalhista recebeu um quadro pintado a óleo do presidente Getúlio Vargas, uma homenagem dos Sindicatos dos Empregados de Porto Alegre. Tal imagem tornou-se tão emblemática que, quando Getúlio caiu em 1945, seus opositores quiseram retirar seu retrato da sede do Conselho. Mas seus apoiadores, como o então presidente do TRT4, Djalma Castilhos Maya, impediram este ato, como conta seu filho e então funcionário da Justiça do Trabalho: "Como a JT era a ‘menina dos olhos’ de Getúlio, cada vez que alguém queria atacá-lo, avançava contra a instituição. Quando Getúlio foi deposto do poder, nos anos 40, um grupo de opositores se reuniu para retirar o seu retrato dos órgãos públicos. Havia um na sede do Conselho, mas, quando a turma chegou lá, teve que enfrentar a obstinação do Dr. Djalma. Com a mão na pistola, o então presidente do CRT levantou a voz para dizer: ‘o retrato está na parede, e vai continuar!".

Localização:

Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul

Pontos de acesso:

Quadro, Pintura à Óleo, Getúlio Vargas

Dimensão e suporte:

Retrato de Getúlio Vargas pintado a óleo sobre tela. Dimensões: Contemplando a moldura em madeira natural, o objeto mede 55cmx66cmx3,5 cm. A placa de metal mede 9,5cm x 6cm.

 

 

OBJETOS MUSEOLÓGICOS

Espécie de objeto:

Obras Raras

Título do objeto:

Minas do Butiá – 1956

Produtor:

Danúbio Gonçalves

Data de produção:

1956

História do objeto:

Trata-se de coleção com quatro cadernos de desenhos de autoria de Danúbio Gonçalves, em série dedicada a observação do cotidiano dos mineradores em Minas do Butiá- RS.

Localização:

O objeto histórico está localizado no Memorial do TRT4, sito a Rua Gen. João Telles, 369 – 2º andar – Bairro Bom Fim – Porto Alegre – Rs.

Pontos de acesso:

Danúbio Gonçalves, Minas do Butiá, Carvão, carvoeiros

Dimensão e suporte:

3 cadernos com 0,27mx0,22m e 01 caderno de ,032x0,23. Desenhos e aquarelas sobre papel

 

Clique aqui para visualizar as gravuras no Flickr

 

 

 

 

Publicador de conteúdo web (Global)


Conteúdo de Responsabilidade da
CGDOC – Coordenadoria de Gestão Documental
E-mail: cgdoc@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-7961