Notícias

Voltar 13ª Vara do Trabalho de Vitória é a primeira a cumprir toda as metas do CNJ

Resultados foram divulgados no fim do mês passado

Na imagem, metas alcançadas pelo TRT-17

Na imagem, metas alcançadas pelo TRT-17

12/09/2023 - Faltando ainda quatro meses para encerrar o ano, a 13ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) já tem motivos para comemorar. Os dados do Acerte a Meta extraídos em agosto revelam o cumprimento das quatro metas definidas pelo CNJ para a Justiça do Trabalho.

Em relação à Meta 1 (“Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano anterior”), a VT alcançou 109,58%. Também atingiu o percentual de 96,94% de processos antigos julgados, ultrapassando o estabelecido pela Meta 2 (“Identificar e julgar, até 31/12/23, pelo menos 93% dos processos distribuídos até 31/12/21”).

A taxa de conciliação ficou em 36,58%, garantindo assim o cumprimento da Meta 3 (“Manter o percentual do biênio 2020/2021 no Índice de Conciliação na Fase de Conhecimento”). E a redução na taxa de congestionamento em 45,63% permitiu o cumprimento da Meta 5 (“Reduzir em dois pontos percentuais a taxa de congestionamento em relação a 2021”).

Alegria compartilhada

Os juízes que atuam na unidade, Roque Messias Calsoni (titular) e Germana de Morelo (substituta de designação permanente) não escondem o orgulho pelos resultados alcançados. A dupla compartilha a alegria com as servidoras e os servidores, estagiárias e estagiários e com as magistradas e os magistrados que passaram pela VT (“também deram sua parcela de contribuição”).

Calsoni destacou “os efeitos gratificantes de um trabalho árduo desenvolvido na 13ª VT, sempre buscando manter o alto nível dos serviços até então desenvolvidos pela antecessora (a magistrada Alzenir Bollesi de Plá Loeffler, atualmente vice-presidente do Tribunal)”.

Segundo Germana e Roque, a atual gestão do Tribunal, tendo à frente a desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, “sempre atenta às nossas demandas”, foi fundamental para esse resultado. “Esperamos conseguir manter o fôlego e esses números, que traduzem a seriedade com que a Justiça do Trabalho capixaba zela pelos seus jurisdicionados.”

Gestão estratégica

O diretor de secretaria da unidade, Tarciso Albert Ribeiro, diz que as estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos pelas metas nacionais foram traçados no ano passado, sob orientação do juiz Roque Calsoni e da juíza Germana de Morelo.

“Nossa abordagem é proativa, visando antecipar problemas em vez de reagir a eles. Analisamos cuidadosamente os casos para identificar padrões e tendências que possam sinalizar desafios futuros. Mantemos uma comunicação constante com os envolvidos, permitindo-nos agir antes que os problemas se agravem. Essa abordagem previne a interrupção dos processos judiciais e garante uma administração mais eficaz da justiça”, explica o diretor.

Tudo isso não seria possível, faz questão de frisar, sem a “excelente equipe, sempre atenta e alinhada às diretrizes fixadas”.  “Buscamos diariamente aprimorar a qualidade e promover um ambiente de trabalho alegre, para que o sucesso nos objetivos seja alcançado com mais leveza e serenidade”, complementa Tarciso.

Fonte: TRT da 17ª Região (ES)

Rodapé Responsável DCCSJT