70 anos da CLT é comemorado em evento na Central do Brasil - CSJT2
16/04/2013 - Para marcar o aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) está agendando uma série de eventos. As comemorações começam nesta quarta-feira (24) na Central do Brasil. O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) - formado por TRT, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab/RJ), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ), Ministério Público do Trabalho da 1ª Região (MPT/RJ) e Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região (Amatra-1) - , em parceria com a Ouvidoria do Regional e a Central dos Sindicatos Brasileiros, promoverá uma celebração pela data, ao longo de todo o dia, com a participação do público. Serão distribuídos cartilhas e material informativo sobre direitos e deveres dos trabalhadores.
A comemoração continua no mesmo dia no Centro Cultural do TRT, a partir das 16h, com uma mostra aberta ao público, trazendo a primeira e histórica edição da CLT, além de outras curiosidades como painéis, com imagens de Getúlio Vargas, o áudio do presidente no momento em que assinou a CLT, entre outras peças.
Na sexta-feira (26), das 14h às 17h, a Escola Judicial do TRT/RJ (EJ1) promoverá palestras, no Prédio-Sede (Plenário Délio Maranhão - Av. Presidente Antônio Carlos, 251 - 4º andar, Centro), com os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre de Souza Agra Belmonte e Walmir Oliveira da Costa, e com o jurista Benedito Calheiros Bonfim, advogado militante na Justiça Trabalhista desde 1945 e autor de diversos livros e artigos sobre a Justiça do Trabalho.
Também na sexta-feira, está marcada Sessão Solene em Celebração aos 70 anos da CLT na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro). A proposição é do deputado estadual Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj.
Já na segunda-feira (29), o Passadiço Cultural - servidão que interliga os dois Fóruns do bairro da Lapa, região central do RJ - vai inaugurar uma exposição alusiva à criação da CLT, além de distribuir exemplares de uma edição comemorativa impressa com o texto original da CLT. O projeto foi concebido em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania. A mostra estará aberta ao público até setembro.
São Januário
Haverá ainda uma solenidade na terça-feira (30), às 16h, no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), no bairro de São Cristóvão - palco onde, em 1943, o presidente da República Getúlio Vargas anunciou a criação da CLT para um estádio lotado.
Nessa solenidade, será colocada uma placa alusiva aos 70 anos de promulgação da CLT. O evento, que acontecerá à beira do gramado, contará com a presença de autoridades do mundo jurídico, do esporte e da sociedade carioca, além do público em geral.
Colocando em pauta um debate bem atual, a Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs) do TRT realizará no dia 2/5, das 15h às 17h, a palestra "Os 70 anos da CLT e os novos direitos do empregado doméstico", com a desembargadora do Trabalho Vólia Bomfim Cassar, doutora em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. A palestra acontecerá no auditório do 4º andar do Prédio-Sede do TRT.
As iniciativas do TRT também englobam a participação no primeiro jogo-teste do Maracanã, com a presença dos jogadores Bebeto e Ronaldo, no sábado (27)
(Fonte TRT 1)
Mais informações no site dos 70 anos da CLT
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







