Notícias

Voltar Cinco mil trabalhadores reunidos pelo Trabalho Seguro em Três Lagoas

 

Proposta do evento é refletir sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente laboral da construção civil
 
10/12/2013 - O espaço Arena Mix, em Três Lagoas, recebeu na manhã da última sexta-feira (6) pelo menos cinco mil trabalhadores, a maior parte do consórcio responsável pela construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), da Petrobras, no Ato Público pelo Trabalho Seguro, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Tribunal Superior do Trabalho, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e Serviço Social da Indústria (SESI).
 
O evento teve como proposta a reflexão sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente laboral da construção civil e em outras atividades econômicas, especificamente na Região de Três Lagoas.
 
"Aqui em Três Lagoas constatou-se um aumento bastante preocupante, pois o Município apresenta o terceiro maior índice de acidentes do trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, o que denota a necessidade de medidas preventivas. Nesse quadro, urge conscientizar empregadores, empreendedores e trabalhadores quanto à indispensável necessidade do fornecimento, uso e fiscalização de equipamentos eficientes de segurança e adoção de outras medidas que sejam capazes de prevenir esse tipo de evento", disse o presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das C. Lima Filho.
 
Onde há labor humano, enfatizou o presidente do TRT/MS, é preciso que haja também condições seguras e saudáveis. "Oxalá que as sementes que hoje lançamos nesta arena possam produzir frutos e permitir que cada vez menos ocorrências danosas no ambiente laboral sejam registradas, pois somente com a prevenção preservaremos a vida e a saúde de milhões de trabalhadores que laboram para que este País possa alcançar um desenvolvimento sustentável e seguro", completou.
 
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Marcio Eurico Vitral Amaro afirmou que prevenção de acidente é uma questão de cidadania. "Acidente de trabalho é uma coisa muito triste, não só para a vítima, mas para toda a sociedade, para as famílias, as empresas. Por isso, eventos desta natureza são sempre muito bem vistos".
 
Infelizmente, segundo o ministro, o Judiciário já recebe o processo com o acidente ocorrido. "Por isso, entendemos que precisamos entrar nesta guerra da prevenção. Como sabemos da quantidade de acidentes, da gravidade dos acidentes e sabendo o que eles representam para todo o país é que batalhamos por esse projeto de prevenção", afirmou.
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen destacar a importância e a evolução do alinhamento das relações de trabalho. "Hoje o TRT vem acompanhando as ações que são feitas de prevenção de acidentes de trabalho. Nenhum empresário tem interesse que ocorra acidentes em sua empresa, mas muitas vezes ocorre, algumas vezes por negligência, outras por fatalidade mesmo. A busca pelo trabalho seguro é intenção do TRT, TST e setor empresarial. Nessa caminhada estamos realmente construindo a construção para o trabalho seguro", expôs.
 
O Ato Público reuniu unidades móveis do SESI, serviços e atendimentos direcionados aos trabalhadores. Houve sorteios e show com o grupo Falamansa. Também estiveram presentes autoridades locais e regionais, entre muitos convidados.
 
Fonte: TRT 24 (MS)

Rodapé Responsável DCCSJT