Notícias

Voltar Corregedoria conclui correição no TRT-3 (MG) e campanha solidária arrecada 13 toneladas de alimentos 

Os donativos foram doados para a Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte. 

Ministro Caputo Bastos durante sessão de encerramento da correição ordinária no TRT-3 (MG).

Ministro Caputo Bastos durante sessão de encerramento da correição ordinária no TRT-3 (MG).

10/6/2022 - O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, encerrou, na manhã desta sexta-feira (10), a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG). Na sessão de encerramento, foi apresentado um panorama do trabalho, além dos resultados encontrados no tribunal e recomendações para o aprimoramento.

"Devemos ter atenção especial com as relações pessoais, e não só com o caráter técnico do trabalho correicional. Saio daqui com a convicção de que isso foi alcançado com êxito", afirmou o ministro, que realiza no TRT-3 (MG) sua primeira correição em um tribunal de grande porte.

Evolução

O ministro afirmou que a Justiça do Trabalho em MG não apresentou nenhum ponto negativo que chamasse a atenção da corregedoria-geral e destacou os resultados que demonstram evolução no serviço prestado pelo TRT-MG. Um dos itens de destaque foi o aumento do número de Varas do Trabalho figurando entre as melhores do país no Índice Nacional de Gestão de Desempenho (Igest). De acordo com o corregedor, na última correição ordinária realizada, o tribunal tinha pouco mais de 80 VTs entre as mais bem colocadas no Brasil. Agora, são quase 100. 

Outros índices considerados bastante satisfatórios pelo ministro foram a taxa de congestionamento líquido do 2º grau e o prazo médio de duração dos processos, que ficaram abaixo da média nacional, inclusive dos tribunais de grande porte. O ministro também realçou a qualidade das instalações dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc) de 1º e 2º graus e lembrou o empenho dessas unidades durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ajudaram o TRT-MG a alcançar o terceiro lugar nacional em número de acordos homologados e arrecadação. 

O ministro Caputo Bastos ainda elogiou o núcleo de precatórios do tribunal que, segundo ele, está com uma média mais que satisfatória de liquidação dessas ações.

Aprimoramento

No final da sessão, o presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, e demais integrantes da administração  usaram da palavra para agradecer o trabalho do corregedor-geral e de sua equipe. Eles foram unânimes em reiterar que a ata tem caráter pedagógico e aponta o rumo que deve ser seguido pela Justiça do Trabalho em MG para melhorar cada vez mais a sua prestação de serviço.

Confira como foi a sessão de encerramento:

 

Corregedoria Solidária

A ação social que tem movimentado os TRTs que passam por correição ordinária arrecadou 13 toneladas de alimentos em Minas Gerais. Os donativos foram doados para a Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte. 

O ministro Caputo Bastos manifestou grande alegria com o empenho da administração do TRT mineiro em seu projeto e contribuição da magistratura da região, de servidores e entidades que ajudaram a arrecadar uma quantidade elevada de donativos. “É um momento muito difícil o que estamos vivendo, em que tantas famílias voltaram a passar fome no Brasil. E é uma satisfação saber que pudemos aplacar a fome de algumas pessoas por algum tempo”, declarou.

Com informações do TRT da 3ª Região (MG).
 

Rodapé Responsável DCCSJT