Notícias

Voltar TRT-23 (MT): corregedoria dá início a correição com reuniões e visita institucional

A edição da Corregedoria Solidária no tribunal está arrecadando alimentos até esta quarta-feira (25/5)

Ministro Caputo Bastos no TRT-23 (Foto: TRT-23)

Ministro Caputo Bastos no TRT-23 (Foto: TRT-23)

23/5/2022 - O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, deu início, nesta segunda-feira (23), à correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT). Ele foi recebido pelo presidente do tribunal, desembargador Paulo Barrionuevo. 

No primeiro dia da atividade correicional, o corregedor e sua equipe participaram de reuniões com a atual administração, com as desembargadoras e desembargadores que compõem o pleno e também com os gestores do tribunal. Na apresentação das equipes, o ministro destacou que o papel da correição não é apontar erros, mas contribuir com o aperfeiçoamento da gestão. 

“Viemos aqui para colaborar. O que estamos fazendo é um exame de compatibilização das normas do CSJT e do CNJ, que são muitas. Tenho conhecido as pessoas do tribunal que mais vamos ter relação durante esta semana e que serão nossos parceiros”, disse. “Precisamos que todos atuem com a maior transparência possível. Buscamos a formalização de uma verdadeira parceria”, completou.

O presidente Paulo Barrionuevo deu boas-vindas ao ministro, que foi presidente do TRT-23 de 1997 a 1999. O desembargador fez questão de desmistificar o papel do corregedor. “Quando tomamos posse, o papel do corregedor era apontar erros. Mas isso mudou. O papel da corregedoria hoje é de órgão auxiliar. Recebemos o ministro e sua equipe de braços abertos”.

Fiemt

O primeiro dia de trabalho do corregedor-geral em Cuiabá incluiu uma visita de cortesia à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Ele foi recebido pelo presidente da entidade, Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, e pelo presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan.

No encontro, o ministro ouviu dos anfitriões um balanço da atuação da entidade relacionada com as questões trabalhistas. Também ouviu elogios quanto à atuação da Justiça do Trabalho em Mato Grosso, em especial durante a pandemia e também por conta da celeridade no julgamento das demandas.

O ministro agradeceu a acolhida e se disse feliz por ouvir elogios sobre o TRT-23. “Vocês têm a liberdade para falar e mesmo assim só ouvi, direcionada ao tribunal, aos juízes e aos servidores que o compõem, manifestações elogiosas”, destacou. 

O corregedor-geral também enfatizou a importância de se ouvir as entidades representativas, como a Fiemt e a CNI.

Corregedoria Solidária

A edição da Corregedoria Solidária no TRT da 23ª Região (MT) vai arrecadar alimentos para as creches Vó Cristina e Boa Vontade, Casa Lar (coordenada pelo Comitê Pró-Infância) e projetos sociais da paróquia Santa Terezinha.

As contribuições podem ser feitas pela magistratura, servidoras e servidores, advocacia ou por qualquer outra pessoa interessada. O prazo para recebimento das arrecadações em dinheiro ou em alimentos não perecíveis termina nesta quarta-feira (25/5)  de maio. 

Os alimentos podem ser deixados em carrinhos de supermercado colocados nos prédios do complexo-sede da Justiça do Trabalho, em Cuiabá. Já os depósitos ou transferências, que serão utilizados para a compra de alimentos, devem ser feitos na conta da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 23ª Região (Amatra-23)

  • Amatra-23
  • Caixa Econômica Federal, 
  • Agência 2685-9 
  • Conta corrente 0004-9. 
  • Também é possível transferir por meio da chave PIX amatra23@gmail.com .

A campanha Corregedoria Solidária é uma extensão de uma ação que o gabinete do ministro já realiza desde 2016. A iniciativa “GMCB Solidário” (GMCB é a sigla para Gabinete do Ministro Caputo Bastos) já distribuiu mais de 10 toneladas de alimentos, com várias pessoas e instituições beneficiadas.

Com informações do TRT da 23ª Região (MT)

Rodapé Responsável DCCSJT