Notícias

CSJT e Enamat promovem evento sobre adoecimento no trabalho

14/08/2015- O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) promovem em conjunto o Curso de Formação Continuada (CFC) – Estabelecimento do Nexo de Causalidade entre Doença e Trabalho. O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 deste mês, no auditório da Enamat, que fica na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Durante os três dias de curso, especialistas em saúde do trabalho abordarão temas como: as tendências atuais dos conceitos de causalidade e dos modelos explicativos do adoecimento relacionado com o trabalho e suas implicações periciais, além de debater sobre o problema do adoecimento mental. 

Dentre as presenças confirmadas para abordar os temas em questão estão o Dr. Zuher Handar, presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), os professores René Mendes (UFMG e ANAMT), Augusto Facchini (UFPEL), Ana Magnólia Bezerra Mendes (UnB) e Duílio Antero de Camargo (USP), entre outros. 

Para o Juiz-Assessor da Direção da Enamat, Giovanni Olsson, este curso é uma oportunidade de debater tecnicamente os temas propostos, e a presença de renomados especialistas em medicina do trabalho garante “a troca de ideias e possíveis novidades que deverão ser estudadas mais tarde”.  De acordo com Olsson, “é importante ter um diálogo alinhado de forma que todos entendam a linguagem dos juristas, dos peritos e dos médicos”.

Ainda segundo o juiz, “esse evento tem tudo para se desdobrar em uma série de outras reflexões e críticas, já que o estabelecimento do nexo de causalidade entre doença e trabalho envolve várias pessoas e interesses”. Para ele “a apuração do diagnóstico e o julgamento devem ser cada vez mais detalhados para que não se cometa nenhuma injustiça contra o trabalhador que adoeceu por conta do trabalho”.

Perguntado sobre sua expectativa para o evento, o juiz completou:  “acredito que o curso vai ajudar na difusão dessa temática, na conscientização de magistrados, advogados, trabalhadores e empregadores e trará um ganho geral para todos nós”.

O CFC é dirigido a magistrados de todo país e promovido pela Enamat, em parceria com o CSJT, Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ANAMT, todos participantes do Programa Trabalho Seguro. As inscrições para o curso foram encerradas com a confirmação de 77 participantes.

 

Natalia Oliveira

ASCOM/CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
csjt-imprensa@tst.jus.br


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907