Notícias

Voltar CSJT promove encontro de unidades de Auditoria Interna da Justiça do Trabalho em Brasília

Entre as atividades da programação, uma palestra sobre “Modelo das Três Linhas e as boas práticas de gestão”.

O secretário de Auditoria do CSJT, Rilson Ramos de Lima (esquerda), e o o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, conduziram a abertura do evento.

O secretário de Auditoria do CSJT, Rilson Ramos de Lima (esquerda), e o o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, conduziram a abertura do evento.

26/4/2023 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) abriu, nesta quarta-feira (26), o 1º Encontro de Dirigentes de Auditoria Interna da Justiça do Trabalho. A formação teve como público-alvo as gestoras e os gestores das unidades de Auditoria Interna dos Tribunais Regionais do Trabalho. Entre as atividades da programação, uma palestra sobre “Modelo das Três Linhas e as boas práticas de gestão”.

Na abertura das atividades, o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, destacou que a atuação de profissionais de auditoria é fundamental para a diminuição de erros em qualquer gestão, seja em órgãos públicos ou na iniciativa privada. “Precisamos ter ciência de que, ao iniciar um projeto, temos que avaliar e mapear os riscos”, disse. “Por isso, é fundamental  que  vocês nos  ajudem a identificar, mapear e mitigar os riscos que as administrações, aos quais prestamos serviços, possam contar com o nosso trabalho”, reforçou.

Marco 

Para o secretário de Auditoria do CSJT e coordenador do Sistema de Auditoria Interna da Justiça do Trabalho, Rilson Ramos de Lima, o evento representa um marco no âmbito da Justiça do Trabalho. “Nosso objetivo é ajudar a alavancar a área de auditoria na melhoria dos seus processos e alcançarmos uma atuação mais profissional. Este encontro é, mais uma etapa, para o alcance desse aprimoramento”, resumiu.

Modelo das Três Linhas 

O professor de auditoria interna Eduardo Person Pardini apresentou a palestra “Modelo das Três Linhas e as boas práticas de gestão”, que apresenta, de forma objetiva, qual é a responsabilidade de cada um dos atores dentro das organizações. Segundo o professor, na primeira linha figura o gestor tomador de decisões, na segunda estariam os especialistas que dão apoio às gestoras e aos gestores, enquanto que na terceira linha, se encontram auditoras e  auditores.

Professor de auditoria interna Eduardo Person Pardini gesticulando, enquanto as pessoas na plateia observam. Ele está de terno, camisa branca e sem gravata. É um home de cabelos grisalhos e usa óculos.

O professor de auditoria interna Eduardo Person Pardini apresentou o Modelo das Três Linhas.

Pardini comentou que cabe a esses profissionais fazerem uma avaliação, independente e objetiva, de todo o processo de gerenciamento de risco do sistema de controles internos e da governança da operação.  “A partir do momento que as pessoas compreendem o seu papel dentro de toda essa organização não existirá omissões, pois todos sabem das suas responsabilidades”, destacou. “Dessa forma, a gestão de toda  a operação estará  mais adequada e alinhada para que se alcance a missão da instituição de forma eficiente e eficaz”, concluiu.

Confira mais fotos da palestra.

Veja também: Executivo da Petrobras apresenta modelo de integridade da estatal a gestores (as) da Justiça do Trabalho

Programação

Além da palestra sobre o modelo de três linhas, a programação contou também com a apresentação de temas como: “O contexto atual da atividade de Auditoria na Justiça do Trabalho”, “Definições iniciais do Programa de Qualidade de Auditoria na Justiça do Trabalho”, além de  uma mesa redonda que debateu  as atividades realizadas pelas unidades de Auditoria dos TRT´s   passíveis de enquadramento como cogestão.

O evento, que continua nesta quinta-feira (27), foi organizado pelo Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (CEduc-JT).

Confira mais fotos do encontro no Flickr do CSJT.

(AM/AJ - (Fotos: Felipe Sampaio | Bárbara Cabral - Secom/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT