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Voltar CSJT promove Encontro Nacional de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho

Evento focou na capacitação sobre temas atuais relacionados à gestão de pessoas e no compartilhamento de experiências entre gestores.

Participantes do encontro. (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST)

Participantes do encontro. (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST)

31/8/2022 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, de 24 a 26 de agosto, o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas. O evento reuniu secretárias e secretários de gestão de pessoas dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) a fim de promover uma capacitação com foco em temas contemporâneos e relevantes da área, além de promover trocas de experiências e debates sobre os principais desafios atuais e futuros da gestão de pessoas na Justiça do Trabalho.

Na abertura do evento estiveram presentes a Secretária-Geral do CSJT, Carolina Ferreira, e o Diretor-Geral do TST, Gustavo Caribé. A secretária-geral do CSJT, Carolina Ferreira, destacou que as demandas sobre a gestão de pessoas se intensificaram a partir de 2020. Segundo ela, as áreas foram chamadas a lidar, por exemplo, com os efeitos da pandemia, mudanças na estrutura organizacional e de pessoal (Resolução CSJT 296/2021), reposição de servidores, entre outros desafios. Daí a relevância, salientou, de um encontro, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do CSJT, que possibilitasse o compartilhamento de vivências. 

“A área de gestão de pessoas também é a área de gestão das pessoas, porque cada um de nós lida não apenas com o processo administrativo ou com normativos, mas lida, frente a frente, com o destinatário de todas as ações por que optamos ou necessitamos implementar”, disse. 

Considerações e Perspectivas

A secretária de gestão de pessoas do CSJT, Janaína Gomes, abordou o tema “Considerações e Perspectivas em Gestão de Pessoas na Justiça do Trabalho” e propôs uma reflexão aos gestores para enfrentar os desafios da atividade.

"Constantemente nos vemos mandados por normativos do Conselho, do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e nós temos que nos debruçar naquele normativo para cumprir, frente a toda a escassez, e todas as dificuldades que cada um tem de movimentação e de alocação de pessoas. E essa é uma oportunidade para pensar sobre os desafios e em como superá-los”. 

Compartilhando as Boas Práticas

A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT da 11ª Região (AM/RR), Maria do Socorro Chaves, apresentou as boas práticas da gestão por competências implementadas no TRT onde atua. Servidora da Justiça do Trabalho há 28 anos, ela falou sobre erros e acertos do processo de implementação do modelo no TRT-11.

Maria do Socorro relembrou que a implementação da gestão por competências no TRT-11 foi “cheia de percalços”. Quando a mudança teve início, dois anos após a publicação da Resolução 92/2012 do CSJT, nenhuma competência ainda havia sido mapeada no Regional. Foi a partir de 2015 que a equipe responsável começou a criar um perfil de competências, por meio de mapeamento, validação e homologação das matrizes. 

A servidora do TRT-11 também tratou do importante papel exercido pelas escolas judiciais na gestão por competências. Atualmente, segundo ela, o TRT da 11ª Região tem mapeados todos os postos e perfis de trabalho, além dos cargos gerenciais e efetivos. 

Acessibilidade

A assessora-chefe da Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (ASDIN), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, Ekaterini Morita, falou sobre a acessibilidade na Justiça do Trabalho. 

Durante a apresentação, a assessora-chefe abordou o papel da gestão de pessoas para promoção da acessibilidade e a necessidade de se pensar interfaces acessíveis às pessoas com deficiência em diversas etapas: concurso público, recrutamento, recepção, acompanhamento, capacitação e desenvolvimento. A assessora também apresentou terminologias e conceitos básicos sobre pessoas com deficiência, barreiras, diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e capacitismo.   

Prêmio “Justiça do Trabalho Acessível”

Ekaterini também reforçou a divulgação do prêmio “Justiça do Trabalho Acessível” e convidou os TRTs a participarem. A premiação será concedida pelo TST e pelo CSJT aos TRTs com as melhores práticas relacionadas à acessibilidade. 

A iniciativa, em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (celebrado em 23 de setembro), é da Comissão de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão e da Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do TST. As inscrições já estão abertas e os TRTs têm até 2 de setembro para preencher o formulário de inscrição.

Saiba mais: Prêmio “Justiça do Trabalho Acessível” vai premiar melhores práticas de acessibilidade nos TRTs

Metodologia ágil

As possibilidades de implementação das chamadas metodologias ágeis foram outro tema abordado no encontro. O palestrante Gino Terentim explicou as origens e o desenvolvimento do chamado ágil e explicou que cada organização compreende o tema de formas diferentes. “Algumas olham como fazer mais rápido, outras como a qualidade no que é entregue”, explicou.  
O palestrante também abordou a diferença de um trabalho não ágil, os contextos em que as metodologias ágeis são necessárias e o que pode impedi-las de funcionar bem dentro das  organizações.

Comunicação de alta performance para líderes

Os gestores de pessoas também participaram de um treinamento com foco em comunicação de alta performance. O tema foi abordado pela fonoaudióloga empresarial Débora Brum, que apresentou estratégias e técnicas para a comunicação assertiva, além de detalhar seus impactos nas equipes e nas organizações. 

A especialista salientou que times de alta performance, ou seja, com melhores desempenhos e com mais engajamento, têm como característica comum a comunicação nítida, empática e assertiva. Isso, segundo ela, gera conexão, confiança e colaboração. 

Também pontuou a necessidade da gestora ou do gestor desenvolver inteligência emocional, empatia, clareza e objetividade para uma comunicação de alta performance Por fim, apresentou aspectos relacionados à postura e ao comportamento que interferem na comunicação, chamando a atenção para o fato de que expressões facial e corporal e tom de voz são os aspectos mais percebidos pelos indivíduos durante um diálogo.   

Congresso

Os dois primeiros dias de evento (24 e 25 de agosto) foram realizados no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Na sexta-feira, dia 26/8, o evento continuou com a participação das gestoras e gestores no VI Congresso de Excelência em Gestão e Liderança - CEGEL 2022, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

(NV/RT/NP/AJ)

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