Notícias

Voltar Desembargadoras e desembargadores participam de curso sobre gestão e administração de TRTs

A formação, ofertada pela Enamat, foi realizada de 7 a 9 de junho, em Brasília.

Auditório da Enamat com participantes do curso. (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST))

Auditório da Enamat com participantes do curso. (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST))

10/6/2022 - A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) promoveu, nos dias 7 a 9 de junho, o 9º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho. A formação, realizada de forma presencial em Brasília, contou com a participação de desembargadoras e desembargadores dos tribunais regionais do trabalho (TRTs).

O evento foi aberto pelo diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que agradeceu a presença das desembargadoras e dos desembargadores em participarem da formação. “Neste curso buscamos disponibilizar conhecimentos técnicos e específicos para os atuais e futuros administradores de tribunais, demonstrando de que forma os aspectos de uma gestão podem significar uma administração muito mais efetiva e segura”, afirmou.

Competências diversificadas

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler fez a palestra de abertura abordando o tema “As novas vertentes do controle externo da Administração Pública”. O ministro mencionou que a atividade administrativa do TCU talvez seja a mais democrática do país, com um plexo de competências diversificadas, atuando nos campos financeiro, contábil, patrimonial e operacional.

“Temos também um poder de aplicar sanções administrativas aos responsáveis, sejam as pessoas físicas ou jurídicas, pois todo aquele que toca no dinheiro público se torna um jurisdicionado do TCU.”, assinalou. Zymler, no entanto, ressaltou que essas recomendações não possuem caráter coercitivo, “O que nos propomos a fazer é, no espaço discricionário de escolha do gestor público, ajudá-lo a escolher melhor”, disse. “Temos investido muito na qualificação dos auditores de controle externo para que os nossos trabalhos possam influenciar, positivamente, as políticas públicas decididas politicamente e operacionalizadas pelo Poder Executivo”, completou.

Outros Temas

As desembargadoras e desembargadores foram apresentadas a diversos outros temas, como PJe, organização do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), orçamento, LGPD, comunicação social e segurança de TI. 

Para conferir a cobertura completa do evento, acesse o portal da Enamat

(Secom)

Rodapé Responsável DCCSJT