Notícias

Voltar Ganhador do Prêmio Nobel da Paz vai abrir o 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro

No evento, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, serão discutidas situações no ambiente de trabalho que podem levar ao adoecimento, como assédio moral e sexual e discriminação.

O indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014, vai ministrar a conferência magna de abertura do 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro, na próxima quarta-feira (16), às 18h30, cujo tema é “Da violência à cultura da paz nos ambientes de trabalho”. Durante o seminário, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, serão discutidas situações no ambiente de trabalho que podem levar ao adoecimento, como assédio moral e sexual e discriminação. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Ação pacífica

Kailash Satyarthi foi laureado com o Nobel por seu empenho contra a repressão de crianças e jovens em prol do direito de todas as crianças à educação. Ele já libertou dezenas de milhares de crianças de condições análogas à escravidão e tem se se dedicado com afinco para impedir que outras sejam exploradas como trabalhadoras, em vez de frequentar a escola. O indiano também contribuiu para o desenvolvimento de convenções internacionais sobre o direito das crianças.

Kailash já participou de diversos eventos no TST voltados para o combate ao trabalho infantil, ao estímulo à aprendizagem e à promoção da segurança física e emocional dos trabalhadores. Em 2016, por exemplo, o Nobel da Paz ministrou a palestra de encerramento da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil promovida pela Justiça do Trabalho.

Saiba mais: (2/2/2016) Kailash Satyarthi, vencedor do Nobel da Paz, faz palestra sobre trabalho infantil no TST.

Confira mais fotos da palestra.

Especialistas internacionais e nacionais

A conferência magna de encerramento, com o tema “Os caminhos da não violência no trabalho”, será feita pelo francês Alain Supiot, professor do Collège de France. Ele já publicou 27 livros, e sua pesquisa acadêmica tem foco em leis trabalhistas, seguridade social e teoria da lei. Em 2017, foi indicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para integrar a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho.

O médico Lewis Casey Chosewood, coordenador do Programa para Saúde Total do Trabalhador do National Institute of Occupational Safety and Health (NIOSH) dos Estados Unidos, é um dos especialistas de renome internacional que participará do Seminário. O programa que Chosewood coordena é parte da agência do governo norte-americano responsável por realizar pesquisas e recomendações para a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. As ações envolvem políticas, programas e práticas que integram a proteção contra riscos relacionados à saúde e à segurança no trabalho e a promoção de esforços de prevenção de lesões e doenças visando ao bem-estar do trabalhador.

Também participará do evento o professor David Sanchez Rubio, da Universidade de Sevilha (ESP). Ele é professor titular do Departamento de Filosofia do Direito da ESP e autor de mais de 85 artigos e de diversos livros sobre teoria crítica dos direitos humanos, democracia, educação em cidadania e pensamento da liberação latino-americana.

Outro destaque é a advogada e escritora Ruth Manus, que ministrará a conferência “Violência nas relações de trabalho: qual o nosso papel?”. Manus é advogada com atuação na área de consultoria trabalhista e foi professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional. Começou a publicar textos e crônicas no blog do Estadão em 2014 e, atualmente, é colunista em outras publicações virtuais. Também faz doutorado na Universidade de Lisboa na área de Ciências Jurídico-Internacionais.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, e as vagas são limitadas. Será emitido certificado para os servidores e para o público em geral desde que atendida a exigência de 75% de presença. Os magistrados deverão ter 100% de presença e preencher o questionário enviado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho até dez dias após o evento.

Doações de Livros

Durante o evento, os participantes poderão doar livros, que serão encaminhados para instituições que cuidam de crianças carentes. A iniciativa é uma ação conjunta com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, um dos parceiros na realização do evento.

O seminário também conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Saiba mais sobre o 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro.

(VC/AJ)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT