Notícias

Voltar Inaugurada 2a Vara do Trabalho de Pato Branco (PR)

 

A nova vara irá atender nove municípios do sudoeste paranaense
 
1º/10/2013 - A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, e o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, inauguraram nesta segunda-feira (30/09) a 2ª Vara do Trabalho de Pato Branco.
 
A nova vara irá atender nove municípios do sudoeste paranaense, onde vivem mais de 150 mil pessoas – Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara d’Oeste, Mariópolis, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.
 
Em seu discurso, a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, enfatizou que a instalação da segunda vara dobra a capacidade atual de atendimento e mostra o reconhecimento, pelo tribunal, da importância crescente da região. “Este Fórum seguirá sendo um vetor para a harmonia, a solidariedade, a justiça e a paz que todos querem. É um recurso que proporciona, a cada cidadão, o respeito e a efetividade dos direitos que a Constituição e as leis preceituam”, disse a desembargadora.
 
A 2ª Vara do Trabalho começa a funcionar com um juiz titular e cinco servidores, contudo, a previsão é de que no início de 2014 já esteja com nove servidores, além do magistrado. 
 
O prefeito municipal, Augustinho Zucci destacou que “esta unidade vai aproximar a justiça da população, trazendo mais cidadania para a sociedade. A demanda pela defesa dos direitos tem crescido e certamente esta nova estrutura vai ser muito importante para a prestação de serviços para a comunidade“.
 
Luiz Corona, presidente da subseção da OAB de Pato Branco, enfatizou que “esta é uma conquista da sociedade de Pato Branco e vai acelerar a solução dos conflitos na Justiça do Trabalho”. 
 
A 1ª Vara do Trabalho recebeu 2.982 processos em 2012 e neste ano, até julho, foram recebidos 1.458 processos. A primeira Vara do trabalho do município de Pato Branco foi instalada em 6 de março de 1990. O município tem uma população estimada de 77 mil habitantes (IBGE) e índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,849%, sendo a 34ª melhor cidade em qualidade de vida do Brasil. O município se destaca como polo de serviços de saúde e educação. 
 
Na busca por uma melhor e mais rápida prestação jurisdicional, o TRT-PR vem instalando unidades no interior do PR: Apucarana (2ª Vara do Trabalho), Colombo (2ª Vara do Trabalho), Cornélio Procópio (2ª Vara do Trabalho), Cascavel (4ª Vara do Trabalho) e São José dos Pinhais (4ª Vara do Trabalho). Em 2013, o TRT já instalou unidades em: São José dos Pinhais (5ª Vara do Trabalho), Londrina (8ª Vara do Trabalho) e, agora, instalará em pato Branco a 2ª Vara do Trabalho.
 
Na cerimônia de inauguração da 2ª Vara estiveram presentes diversas autoridades do município de Pato Branco, entre as quais a Procuradora do Trabalho, Sofia Vilela de Moraes Silva, a Procuradora Federal do INSS, Karen Barbosa, e o procurador do Ministério Público Federal, Marcelo Godoy, além de representantes sindicais e patronais.
 
Fonte: TRT 9 (PR)

Rodapé Responsável DCCSJT