Notícias

Voltar Justiça do Trabalho estuda a adoção de sistema único de videoconferência

Já foi produzido estudo técnico e a licitação para o sistema está prevista para o mês de outubro.

Pessoas sentadas a uma mesa participando de uma videoconferência.

Pessoas sentadas a uma mesa participando de uma videoconferência.

30/09/2020 - A Justiça do Trabalho avalia utilizar sistema único de videoconferência em todos os graus de jurisdição. A medida vai ao encontro da proposta do Conselho Nacional de Justiça, apresentada na sessão ordinária de 22 de setembro, para que todos os tribunais definam e regulamentem um sistema de videoconferências para a realização de audiências e atos oficiais.

Solução padronizada

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) já havia, no início de agosto, instituído equipe de planejamento da contratação destinada a conduzir as ações necessárias à obtenção de solução de videoconferência para sessões e audiências telepresenciais. A equipe, atualmente, já produziu estudo técnico preliminar e deve abrir o processo licitatório em outubro. 

Após a licitação e uma vez assinado o contrato, a solução de videoconferência será instalada e ativada nas Varas do Trabalho, nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Benefícios

Na Justiça do Trabalho, o CSJT estuda a opção por solução única, uma vez que tende a trazer muitos benefícios. Por ser uma contratação em grande escala, é possível conseguir um preço mais vantajoso, além de permitir ações centralizadas de capacitação e treinamento e o auxílio mútuo entre os tribunais. Além disso, a padronização da plataforma auxiliará no processo constante de consolidação da imagem da Justiça do Trabalho como um órgão unificado.

(VC/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT