Notícias

Voltar Justiça do Trabalho e Turma da Mônica juntos contra o trabalho infantil

22/10/2013 - Dia 25 de outubro, às 14h, a Turma da Mônica vai tomar conta do auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. Eles irão encenar o espetáculo Era uma Vez na floresta para alunos da rede municipal de ensino de São Paulo. A ação é uma parceria do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2).
 
O objetivo do evento é promover o combate ao trabalho infantil. E, por isso mesmo, será distribuída no local a revista em quadrinhos Trabalho infantil nem de brincadeira, com os personagens de Maurício de Souza. O encontro também faz parte das comemorações do 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), completados em 2013.
 
O presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, e a presidente do TRT-2, desembargadora Maria Doralice Novaes, participarão da abertura da ocasião.
 
Comissão e Juízo Auxiliar

 
A preocupação da relação laboral com crianças e adolescentes fez o TRT-2 instituir, este ano, dois importantes grupos para atuar no âmbito da jurisdição do Tribunal.
 
Em julho deste ano, foi criada a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente, que ajuda no combate ao trabalho infantil. A equipe é coordenada pela desembargadora Ivani Contini Bramante e tem como ideia principal ampliar a Vara Itinerante de Combate ao Trabalho Escravo (criada em 2012), para também ter uma atuação de juiz plantonista para cuidar do trabalho infantil.
 
Outra importante ação protetiva das crianças e adolescentes foi a instituição do Juízo Auxiliar da Infância e Juventude. O grupo é composto por juízes substitutos designados para conhecer e decidir os processos de alvarás para trabalho infanto-juvenil.

Fonte: TRT-2 (SP)

Rodapé Responsável DCCSJT