Notícias

Voltar Novas funcionalidades do PJe Calc são apresentadas no TST

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi palco na última semana da apresentação da terceira etapa do PJe Calc, uma ferramenta online que irá realizar todos os cálculos trabalhistas do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A apresentação foi feita pelo desembargador José Alencar, do Tribunal Regional da 8ª Região (PA e AP), para o Comitê Gestor do PJe-JT. 
 
Esta é a terceira fase do PJe Calc. Nesta etapa, foram desenvolvidas funcionalidades como cálculo de salário família e seguro desemprego, histórico salarial, controle de perfis de acesso e tabelas de salários família, vale transporte, pisos salariais, feriados nacionais e salário mínimo, dentre outros. Todas essas novas funcionalidades foram validadas pelo Comitê Gestor do PJe-JT e serão integradas ao sistema geral do PJe.
 
O sistema foi desenvolvido pelo TRT-8 com o apoio dos TRTs de Sergipe e de Mato Grosso, conforme explica o desembargador José Alencar, que é o coordenador do Comitê Gestor do Pje Calc. “Nós já tínhamos uma experiência muito exitosa em nossa região com o Juris Calc, um sistema semelhante ao PJe Calc, que fazia os cálculos trabalhistas do nosso Tribunal. Juntamos nossa expertise aos TRTs 20 e 23 e conseguimos fazer um sistema ainda melhor, que poderá ser utilizado por toda a Justiça do Trabalho”, explica. 

De cara nova
Esta nova etapa do PJe Calc também engloba novo lay out do sistema. “O PJe Calc tem uma nova cara agora. Nos inspiramos na linguagem do sistema de preenchimento do Imposto de Renda (IR) para desmistificar o cálculo trabalhista. Portanto, se a pessoa sabe fazer sua declaração de IR, saberá também mexer no PJe Calc. Não é difícil”, diz o desembargador José Alencar. 
 
Além do novo lay out, o Pje Calc também possibilitará aos tribunais a customização do sistema conforme for mais conveniente àquela região. “Cada TRT habilita ou desabilita as funcionalidades do sistema de acordo com suas necessidades”, detalha Alencar. 
 
Os próximos passos incluem a finalização da integração entre o Pje Calc e o Pje-JT.  A expectativa é de que até junho de 2014 o PJe Calc já esteja totalmente integrado ao PJe, documentado e manualizado. 
 
Fonte: Ascom CSJT
 

Rodapé Responsável DCCSJT