Notícias

Voltar Para especialistas, seminário vai reforçar atenção sobre trabalho infantil

17/09/2012 - Na visão do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a maior importância do Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho, de 9 a 11 de outubro, em Brasília, se deve ao fato de ser uma iniciativa do Tribunal e do CSJT.

O evento, para a secretária-executiva do Fórum (www.fnpeti.org.br), Isa Maria de Oliveira, vai “contribuir para fortalecer o tema do trabalho infantil na agenda política e social. Apresenta-se também, como uma oportunidade de pautar a mídia e dar maior visibilidade ao trabalho infantil doméstico, no futebol e artístico, que podem expor crianças e adolescentes a inúmeros riscos e comprometer o seu pleno desenvolvimento.” Isa Maria representará o FNPETI participando do 2º painel do Seminário, “Desafio da erradicação das piores formas de trabalho infantil no Brasil”.

A secretária-executiva do Fórum espera ainda que o Seminário contribua “para qualificar e ampliar o debate sobre o trabalho infantil - como uma violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes; para alertar o poder público sobre a urgência de se adotar novas medidas para sua prevenção e eliminação, em particular, das piores formas de trabalho infantil, até 2016, e, ainda, para sensibilizar a Justiça do Trabalho sobre a importância de sua participação no enfrentamento ao problema”.

Já Felipe Pitaro, coordenador de projetos da Fundação Gol de Letra, destaca que a importância do evento é integrar para valorizar a educação, e mostrar o quanto é vital se investir nesse setor no País. “Tenho uma grande expectativa de participar de um debate nacional que comece a criar uma demanda de fortalecimento de ações de educação”, afirmou. Felipe participará do 7º painel, que terá por tema “Experiências de inclusão social de crianças e adolescentes pela educação”.

(Marta Crisóstomo e Viviane Gomes/TST:: Foto: Sérgio Carvalho)
 

Rodapé Responsável DCCSJT