Notícias

Voltar Startups do CSJT estão na fase de construção de softwares

As esquipes estão na fase de desenvolvimento da primeira versão das soluções propostas.

Banner de divulgação do Programa StartUps JT.

Banner de divulgação do Programa StartUps JT.

28/07/2023 - O Programa Startups JT, criado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), está avançando com as 12 iniciativas que serão implementadas em âmbito nacional. Atualmente, as startups estão concentradas na fase crucial de desenvolvimento do Produto Mínimo Viável (MVP), que representa a primeira versão das soluções propostas.

No dia 10 de julho, teve início a etapa de decolagem do programa, que tem previsão de duração de três meses. Neste período, as equipes responsáveis estão focadas em idealizar e concretizar o Produto Mínimo Viável, buscando aprimorar a rotina da Justiça Trabalhista e impulsionar a celeridade processual.

As startups, mesmo aquelas desprovidas de desenvolvedores em sua composição original, agora já contam com o apoio de profissionais da área de tecnologia da informação para a execução das ideias e a construção dos softwares planejados.

Produto Mínimo Viável (MVP)

O Produto Mínimo Viável (MVP) constitui-se como uma noção essencial no âmbito do desenvolvimento de produtos e projetos. Sua premissa reside na oferta da versão mais básica de um produto ou serviço, permitindo o lançamento mais rápido e a obtenção de feedbacks dos usuários. O principal objetivo do MVP é validar hipóteses sobre o produto com o menor esforço possível e testar sua viabilidade e sua aceitação.

Todas as startups têm como meta disponibilizar a primeira versão do MVP até 30 de outubro deste ano, possibilitando que os softwares desenvolvidos passem pelo crivo dos usuários. Além disso, a cada trimestre, uma versão mais completa será entregue, possibilitando a contínua evolução das iniciativas.

Essa abordagem sistemática permitirá que as startups do Programa Startups JT avaliem e aprimorem suas soluções de acordo com as necessidades do público, promovendo o desenvolvimento de projetos inovadores e promissores no cenário do Judiciário brasileiro.

Descrição da imagem: Fundo verde em degrade. No centro da imagem aparece um olho com óculos de armação preta cercado por um quadrado branco. Do lado esquerdo está escrito "Fazer diferente é uma questão de olhar". Do lado direito "E uma boa ideia é capaz de mudar tudo".

(Secom/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT