TRT-AL promove Seminário de Sensibilização Socioambiental - CSJT2
21/10/2013 - O TRT-AL realizou, na sexta-feira (18), na sala de Sessões do Tribunal Pleno, o “Seminário de Sensibilização Socioambiental: a justiça, as pessoas e o meio ambiente”. A iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Regional teve o objetivo de despertar o engajamento de todos acerca do compromisso com o meio ambiente, adotando rotinas proativas voltadas à sua preservação, tanto no âmbito familiar como no institucional.
O presidente do Tribunal, desembargador Severino Rodrigues dos Santos, fez a abertura do evento. Em destacou que “não podemos mais tardar em manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. Esse seminário é um pacto com a sustentabilidade ambiental, uma reflexão acerca do zelo com a vida”.
A psicóloga Xânia Cross realizou dinâmicas de grupo e envolveu todos em atividades de alongamento, relaxamento e meditação. A profissional destacou a importância da saúde integral e da qualidade de vida para motivar e engajar servidores e magistrados em ações saudáveis. Aduziu, ainda, que não há como falar do meio ambiente sem falar no homem”.
Logo após, o engenheiro ambiental, Rogério Araújo, conferiu sua palestra abordando a evolução do homem no planeta, suas adaptações ao ambiente. No segundo momento, relacionou políticas econômicas, inter-relações, ciclos e impactos ambientais decorrentes de fatores socioeconômicos e culturais. Este palestrante enfatizou a importância de transformar as pessoas por meio de uma educação voltada à sustentabilidade.
Integrantes da Comissão Socioambiental deste Regional também fizeram explanações. Valéria Perdigão falou sobre a cooperativa de reciclagem (Coopvila), que recolhe materiais no TRT-AL. Essa instituição é composta por 26 mulheres que sobrevivem desse trabalho. A servidora ressaltou que, por isso, é de vital importância a colaboração de todos, tanto para a preservação ambiental quanto para a inclusão social.
Já o servidor Paulo Moraes apresentou dados referentes às doações mensais feitas ao TRT Solidário que, segundo ele, são muito significativas para as instituições beneficentes. Outra componente da Comissão, Mary Lidian Ferraz, falou sobre sua participação no Fórum Permanente de Contratações Sustentáveis e no grupo de trabalho para elaboração da política Nacional de Responsabilidade Socioambiental.
O encerramento foi realizado pelo juiz titular do Trabalho da 10ª VT de Maceió e presidente da citada comissão, Alonso Filho. Este magistrado manifestou sua satisfação com a presença de todos e concluiu dizendo que “o ser humano é aprendiz da vida”. O evento foi prestigiado pelo presidente da Amatra XIX, juiz José dos Santos Júnior, e pelo advogado da AGU, José Maria Barbosa, bem como por dezenas de servidores do TRT-AL.
Fonte: TRT-19 (AL)
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







