Notícias

TRT-PA/AP empossa 170 novos servidores


07/01/2014 - Pouco mais de um ano após assumir a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA/AP), a Desembargadora Odete de Almeida Alves pode ver concretizado um dos principais compromissos assumidos no momento de sua posse, em novembro de 2013. Na tarde de ontem (06), o auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região estava lotado com autoridades, familiares e, especialmente, os 170 futuros novos servidores do TRT-PA/AP, aprovados no concurso público C-332.

Durante a solenidade, conduzida pela presidente Odete de Almeida Alves, compuseram a mesa de honra da cerimônia o Desembargador Vice-Presidente Luis José de Jesus Ribeiro, o Diretor-Geral Rodopiano Neto, o Secretário-Geral da Presidência George Pitman Júnior, a Secretária Geral Judiciária Narlicelma Sobral Ramos e a Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas Rosineide Marques .

Os diversos sotaques que podiam ser notados no auditório demonstravam as regiões de nascimento dos candidatos, oriundos de muitos cantos do Brasil. O candidato André Souza dos Anjos, que, entre os presentes, obteve a maior colocação geral do concurso público, representou os demais empossados e prestou o compromisso regimental de desempenhar com retidão as atribuições do cargo, cumprindo a Constituição e as leis.

Dando sequência ao evento, a Desembargadora Odete de Almeida Alves, em seu discurso, parabenizou os empossados pela conquista e  destacou: “A realização desse concurso que teve um número recorde de inscritos, mais de 60 mil, só foi possível graças ao empenho de pessoas dedicadas e comprometidas, da área administrativa, que não mediram esforços para garantir que as nomeações fossem realizadas ainda no ano de 2013. Paralelamente às etapas do concurso, a mesma equipe empenhou-se para garantir a instalação de 8 das 11 novas Varas do Trabalho, sem o que não teria sido possível empossar, nesse ato, tão expressiva quantidade de servidores”.

A Presidente também ressaltou ainda algumas conquistas do TRT-PA/AP no ano de 2103, que tem alcançado um destaque no cenário nacional. “Somos uma das únicas instituições públicas a realizar processo seletivo interno para preenchimento de vagas em comissões e funções comissionadas, fomos reconhecidos pela Corregedoria Geral do Trabalho como o Tribunal que detêm a melhor execução trabalhista entre os 24 TRT's do Pais e, também, apresentamos a melhor produtividade entre os tribunais brasileiros”, conquistas, que segundo a Presidente, foram motivadas pela grande cooperação e o trabalho em equipe dos servidores que contribuíram para o aumento da produtividade.

Destacando a importância do trabalho em equipe para alcance das metas e compromissos assumidos pelo Tribunal no decorrer de 2013, a Presidente lembrou que quase  90% dos novos servidores são oriundos da chamada "geração Y", composta por pessoas nascidas entre 1980 e 2000, o que contribuirá para que a organização possa ter novas e importantes contribuições a partir da interação com os servidores que já integram o TRT8, na sua quase totalidade oriundos de gerações anteriores.

Jéssica Lais Ferreira Costa faz parte dessa geração, tem 24 anos, e entendeu a mensagem: “O objetivo é o crescimento profissional, espero aprender com a pratica trabalhista, vivenciar cada dia do meu trabalho”, explicou a mais nova Técnica Judiária de Marabá.

Larissa Cunha Barbosa, umas das 170 pessoas que tomaram posse, vai para Macapá e se diz motivada. Ela tem 24 anos, é de Belém, já foi estagiária do Tribunal, e explica que o ambiente de trabalho foi um dos fatores determinantes na sua escolha. “Espero encontrar lá um ambiente tão bom quanto o ambiente daqui de Belém. Sempre gostei de fazer estágio aqui e fiz questão de fazer o concurso para o TRT. Estou muito satisfeita., meu sonho sempre foi trabalhar aqui”, relata a nova Analista Judiciária.

Assim como Larissa, dos 170 novos servidores, 70 serão lotados em Macapá. Um dos objetivos principais dessas novas vagas é dar mais celeridade aos processos de fora da sede. Essa foi a maior posse coletiva da história do Tribunal e os novos servidores serão lotados nas seguintes cidades: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Itaituba, Macapá, Marabá, Monte Dourado, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santa Isabel do Pará, Tucuruí e Xinguara.

Durante a cerimônia, familiares e amigos partilharam com os empossados a alegria da conquista alcançada. Marcelo Pinheiro Filho e Bruna Sobral de Queiroz, de Fortaleza, estão noivos, tomaram posse juntos e vão exercer o cargo de Analista Judiciário em Parauapebas. Bruna, que já havia passado em outros dois concursos, era só alegria: “A expectativa é a melhor possível. Achamos o tribunal super organizado e as pessoas atenciosas. O TRT-PA/AP é um Tribunal sério e estamos otimistas”. Marcelo estava feliz por dividir essa conquista com a companheira: “muita gente estudando para concurso e é muito difícil ver um casal que consegue ir junto para o mesmo local. Nós conquistamos isso e vamos começar uma vida juntos em Parauapebas, vai ser muito bom”.

Nos dias 7 e 8 de janeiro de 2014, todos os novos servidores que tomaram posse participarão de uma Ambientação Funcional, desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, no horário de 8 às 18 horas. Os Analistas Judiciários que ainda não participaram da cerimonia têm até hoje (07) para entregar os documentos e tomar posse. Já os Técnicos Judiciários têm até o dia 8 de janeiro.

Fonte:
TRT 8


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907