Notícias

Voltar Varas de Dianópolis e Guaraí (TO) já convivem com vantagens do PJe-JT

Varas de Dianópolis e Guaraí (TO) já convivem com vantagens do PJe-JT


29/04/2013 - As Varas Trabalhistas de Dianópolis e de Guaraí (TO), que começaram a usar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) neste mês, já convivem com as vantagens do sistema. A facilidade de acesso à Justiça numa região em que as distâncias entre as cidades são grandes e as estradas estão em condições precárias, a celeridade na tramitação e a economia de papel são os principais benefícios do PJe-JT nesses locais.

Na Vara de Guaraí, o sistema foi implantado no dia 4 de abril. Desde então, 62 processos foram protocolizados pelo PJe-JT. Segundo o diretor da Secretaria em exercício, Houffler Albuquerque, os advogados de municípios vizinhos que atuam na Vara ganharam muito com a novidade. Um exemplo é a cidade de Colinas, que fica a 100 quilômetros de Guaraí e tem muitas ações na Vara.

Com o PJe-JT, os advogados não precisam ir para Guaraí para entrar com os processos e juntar documentos. Podem fazer tudo do computador do escritório ou da casa, a qualquer momento do dia. “A melhora é geral. A tramitação vai ficar mais célere ainda”, aponta Houffler Albuquerque.

A Vara de Dianópolis começou a trabalhar com o sistema no último dia 18. Em uma semana, 16 processos foram protocolizados pelo PJe-JT. De acordo com o diretor de Secretaria, José Francisco Ferreira, o ambiente da Vara já está mais “agradável” depois da instalação do sistema. “A redução do uso de papel é significativa, sem contar a celeridade dos atos”, afirma. Ele ressalta que os juízes, os servidores e os advogados estão no “mesmo barco” e que há um trabalho para desmistificar os receios da ferramenta. “Temos de estar preparados para a mudança de cultura”, assinala o diretor de Secretaria.

Na 10ª Região, o PJe-JT está implementado também nas Varas do Gama, Palmas e Gurupi, além do 2º grau . A expectativa é que, até o final do ano, o sistema esteja em funcionamento em todas as Varas da 10ª Região, cumprindo a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de ter o sistema em 40% da Varas de cada tribunal em 2013.

(Fonte: TRT 10)

Rodapé Responsável DCCSJT