Notícias

Voltar Webnário do Programa Trabalho Seguro abordou saúde na retomada gradativa dos trabalhos presenciais

A ministra Delaíde Miranda Arantes, coordenadora nacional do programa, participou de evento promovido escola judicial e gestores regionais da 3ª Região (MG).

Ministra Delaíde Miranda Arantes durante abertura do webnário

Ministra Delaíde Miranda Arantes durante abertura do webnário

30/09/2020 - “A contaminação dos trabalhadores não é um problema pessoal deles ou de sua família. É um problema também do Estado, dos empregadores e de toda a sociedade. Em todas as atividades, devem ser todas as precauções e medidas de prevenção cabíveis”. Esse foi um dos destaques coordenadora do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Miranda Arantes, na abertura do webnário “Construção do Trabalho Seguro e Decente em tempos de crise: Saúde na retomada gradativa dos trabalhos presenciais”, realizado nesta quarta-feira (30). 

Promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) e pelo programa Trabalho Seguro, o evento ainda refletiu sobre esperança em meio à crise durante a campanha de Setembro Amarelo.

Nova realidade

Em sua exposição, a ministra registrou que já foram mais de 140 mil vidas perdidas para a Covid19 e quase 5 milhões de pessoas infectadas no Brasil. “Estamos vivendo graves crises e enfrentamos uma nova realidade de trabalho remoto e isolamento social, com agravamento de situações de saúde e desemprego, além dos inúmeros adoecimentos físicos e mentais”, lamentou.

Neste contexto, a magistrada destacou o meio ambiente do trabalho seguro como direito fundamental e ainda trouxe estatísticas sobre a síndrome de Burnout. “É indispensável o empenho de governantes, empresários, instituições e de toda a sociedade e de cada um de nós para que sejam asseguradas políticas públicas e medidas de segurança necessárias”, concluiu.

Palestras

O encontro ainda contou com as palestras “Justiça do Trabalho Mineira e a retomada gradual dos trabalhos presenciais”, ministrada pelas desembargadoras Ana Maria Amorim Rebouças e Maristela Iris da Silva Malheiros; “Saúde e cuidado no retorno ao trabalho presencial”, ministrada pelo médico Leandro Duarte de Carvalho; e “Setembro Amarelo: esperança em meio à crise”, ministrada pelo médico psiquiatra Humberto Corrêa da Silva Filho. 

Confira a íntegra do evento:

(VC/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT