Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Negociações de novo acordo coletivo avançam entre empresa de urbanização de Curitiba (PR) e empregados

Embora as partes não tenham chegado a um consenso final sobre o acordo, a negociação se mostrou frutífera em diversos tópicos.

03/05/2020 - O processo que busca formalizar um novo acordo coletivo de trabalho (ACT) para os empregados da empresa pública Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) teve uma audiência de conciliação na última quarta-feira (28). Embora as partes não tenham chegado a um consenso final sobre o acordo, a negociação se mostrou frutífera em diversos tópicos.

Em ata, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), desembargador Célio Horst Waldraff, deferiu prazo para que a URBS junte ao processo proposta para o novo ACT. O Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano-PR) terá prazo semelhante para se manifestar sobre o que foi proposto.

Por conta desta deliberação, a URBS e o Sindiurbano-PR concordaram em manter as atuais cláusulas contratuais vigentes até que saia um acordo definitivo ou uma sentença normativa no processo.

Quanto ao principal tema, reajuste salarial, há chances de avanço a partir de maio, independentemente do que venha a ser resolvido no decorrer do processo. A disposição em negociar a atualização salarial, por parte da URBS foi correspondida pelos trabalhadores, que, por sua vez, afastaram qualquer possibilidade de greve, por ora.

O atual acordo coletivo de trabalho se encerrou na sexta-feira (30). As principais controvérsias entre as partes referem-se à conservação das atuais cláusulas sociais vigentes (como auxílio-alimentação, plano de saúde e jornada de trabalho) e reposição salarial. Os trabalhadores pleiteiam reajuste integral, de acordo com a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IBGE) nos últimos 12 meses, que foi de 6,1%.

Veja como foi a sessão.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)