Ir para o conteúdo

TRT 9ª - PR - CSJT2

Memória Virtual da JT - Início - Logo

Botão - Memória Virtual

Botão - Nossa História

Botão - Memórias

Botão - Comitê Gestor de Memória

Botão - Proteção do Patrimônio

Botão - Informes

Aplicações Aninhadas

Memórias dos Tribunais - TRT 9ª - PR

A instalação do TRT da 9ª Região ocorreu no dia 17 de setembro de 1976, na sede estabelecida na Rua 24 de Maio, nº 118 (imóvel hoje inexistente, entretanto, ilustrado no selo do memorial “Acervo Histórico”), para atender aos anseios da população do Estado em um cenário de intenso crescimento econômico, com destaque para cultura do café e indústria madeireira fomentadoras do desenvolvimento de ferrovias e do porto de Paranaguá, bem como atração de imigrantes de diversas regiões e nacionalidades para o campo.

A jurisdição do Paraná pertencia ao TRT da 2ª Região – São Paulo e a criação do TRT9 favoreceu a celeridade e eficiência no atendimento aos jurisdicionados que, naquele momento abrangia também o estado de Santa Catarina (até a criação do TRT 12 em 11/12/1981).

A primeira composição formou-se com os magistrados Alcides Nunes Guimarães, Luiz José Guimarães Falcão, Carmen Amin Ganem, Pedro Ribeiro Tavares, Tobias de Macedo Filho, Wagner Drdla Giglio, Alberto Manenti e José Lacerda Júnior.

Atualmente a sede do TRT9 conta com modernas instalações, localizadas no Edifício Rio Branco, na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, Centro, Curitiba - PR. São 44 anos de história protagonizada por intermédio das unidades judiciárias, de apoio judiciário e administrativas, bem como por magistrados, servidores, advogados e partes que compartilham a pauta diária de estímulo ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Memória dos Tribunais - TRT 9ª - PR - Documentos Arquivísticos

Memória dos Tribunais - TRT 9ª - PR - Objetos Museológicos

DOCUMENTOS 
ARQUIVÍSTICOS

 

OBJETOS
MUSEOLÓGICOS

CONDECORAÇÕES

MÓVEIS

Publicador de conteúdo web (Global)


Conteúdo de Responsabilidade da
CGDOC – Coordenadoria de Gestão Documental
E-mail: cgdoc@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-7961