Notícias

Voltar Conselheiras das Regiões Sul e Nordeste se despedem do CSJT

O mandato das desembargadoras conselheiras Vania Cunha Mattos, do TRT-4 (RS), e Maria Auxiliadora Barros de Medeiros Rodrigues, do TRT-21 (RN) termina em 26/4.

(24/04/2020)

Os mandatos das desembargadoras conselheiras Vania Cunha Mattos, do TRT da 4ª Região (RS), e Maria Auxiliadora Barros de Medeiros Rodrigues, do TRT da 21ª Região (RN), no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) se encerram oficialmente em 26 de abril. As magistradas, que tomaram posse em 2018, representaram as regiões Sul e Nordeste, respectivamente.  

Apesar do cancelamento da sessão ordinária do CSJT, que seria realizada nesta sexta-feira (24), em virtude das medidas de prevenção ao novo coronavírus, a presidente do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, fez questão de homenagear as magistradas. Em ofício, Peduzzi agradeceu o serviço e a dedicação prestados ao órgão. “Consigno, em nome do Colegiado, as maiores e melhores homenagens e externo profundo agradecimento pela brilhante e valiosa atuação de Vossas Excelências neste Conselho, marcada por competência e honradez”, descreveu a ministra. 

A desembargadora Vania Cunha Mattos, que foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) no biênio 2017-2019, destacou que sua passagem no Conselho foi um período de muito aprendizado. Segundo ela, os questionamentos administrativos e financeiros dos Tribunais Regionais do Trabalho submetidos ao CSJT envolvem muita reflexão e discernimento nas decisões. “Entendo que muito aprendi com esta participação no CSJT representativo de um modelo coletivo e democrático de gestão” disse.

Representante da região Nordeste, a desembargadora Maria Auxiliadora tomou posse no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em abril de 2018. Foi presidente do TRT da 21ª Região (RN) no biênio 2017-2019.

O Conselho

O CSJT é formado atualmente pela presidente e pelo vice-presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi e ministro Vieira de Mello Filho, respectivamente; pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; além de três ministros do TST: ministros Alberto Luiz Bresciani de Fontan, Augusto César e José Roberto Pimenta.

Também compõem o CSJT cinco presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho que representam as regiões geográficas brasileiras. Além das desembargadoras conselheiras Vania Cunha Mattos (região Sul) e Maria Auxiliadora Barros de Medeiros Rodrigues (região Nordeste), os desembargadores conselheiros Lairto José Veloso (região Norte), Nicanor de Araújo Lima (região Centro-Oeste) e Ana Paula Tauceda Branco (região Sudeste) representam os Tribunais Regionais do Trabalho.

O mandato dos conselheiros é de dois anos.

(VC/AJ/TG)

Rodapé Responsável DCCSJT