Notícias

Voltar Conselho oferece curso para implementar novo módulo mais moderno do PJe

 

(15/09/2017)


Desenvolvedores de sistemas da área de tecnologia dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) das 3ª, 5ª, 8ª e 15ª Regiões passaram pelo treinamento "Arquitetura do PJe KZ" para iniciar a implementação do módulo “Execução” na nova versão do Processo Judicial eletrônico (PJe), o KZ. O curso ocorreu no final de agosto, na sede do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Esta nova versão do PJe (KZ) tem como finalidade oferecer uma ferramenta mais confiável, interativa e escalonada aos usuários em um ambiente tecnológico e moderno. O sistema pretende atingir uma melhoria de desempenho e na avaliação do usuário, principalmente nos quesitos usabilidade e interação. A plataforma de execução propõe atualizar o ambiente tecnológico, atendendo aos requisitos funcionais e os não funcionais, promovendo melhor disponibilidade, confiabilidade, escalabilidade e interoperabilidade da aplicação aos diversos usuários do PJe.

O treinamento para utilização da nova versão foi ministrado pelos desenvolvedores da Coordenadoria Técnica do Processo Judicial Eletrônico (CTPJe) da Justiça do Trabalho, Alysson Ribeiro (foto), Hugo Marello, e José Francisco Pereira. A CTPJe é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do sistema e os TRTs ficam responsáveis pela criação dos módulos operacionais.

Os 12 desenvolvedores dos TRTs de Minas, Bahia, Pará e Campinas aprenderam quais tecnologias serão utilizadas nesse novo sistema, como será a nova arquitetura, o front-end (tela que aparece para todos os usuários), o back-end (camada que concentra o processamento das regras negociais da aplicação) e a área de segurança.

KZ: o novo PJe
O nome é uma abreviação da palavra japonesa “Kaizen”, que significa “melhoria” ou “mudança para melhor”. A sigla também dá nome ao mascote oficial do PJe na JT. Além da implantação de uma interface do usuário com acessibilidade, o sistema permitirá a utilização de recursos de cache para se obter informações com melhor desempenho.

Migração da versão antiga para o KZ
A migração da versão atual do PJe para a KZ será paulatina para que os usuários consigam se adaptar com as mudanças sem prejuízo no uso. De acordo com o coordenador técnico do PJe, Christiano Carvalho, "inicialmente os dois sistemas funcionarão ao mesmo tempo e, aos poucos, com a adaptação dos usuários à nova versão, alguns módulos da versão antiga serão desabilitados até que seja extinto por completo".

O prazo para que os quatro TRTs entreguem o módulo de execução por completo do PJe KZ será no primeiro semestre de 2019. No dia 5 de dezembro será a inauguração da versão KZ para Tribunais pilotos. O curso foi filmado para que, futuramente, todos os TRTs tenham acesso.

(Nathalia Valente/GR. 
Fotos: Aldo Dias e Igo Estrela)

 

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Rodapé Responsável DCCSJT