Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Presidente do TRT-SC vai apresentar benefícios da conciliação a empresários de Joinville (SC)

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, estará em Joinville nesta segunda (15) para uma conversa com empresários do município sobre conciliação. O encontro está marcado para 18h30, na Associação Empresarial de Joinville (Acij), que está promovendo o bate-papo.

A desembargadora pretende ressaltar os benefícios da conciliação, uma forma de encerrar um conflito trabalhista que ela considera mais rápida, barata e menos traumática. “A conciliação permite que ambas as partes sejam protagonistas na solução do processo, definindo os limites de seus ganhos e suas perdas. A sentença judicial, por seu turno, sempre desagrada pelo menos uma das partes, quando não, ambas”, diz a presidente do TRT-SC.

Ao assumir o comando do TRT-SC, em dezembro, a desembargadora disse que sua principal meta de gestão seria ampliar a cultura do acordo no Estado. E ela vem fazendo isso. De lá para cá, já instalou quatro centros de conciliação (Itajaí, Jaraguá do Sul, São José e Joinville) e inaugurou as novas instalações da mesma unidade de Florianópolis.

Esses espaços, também conhecidos como Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), têm um funcionamento distinto de uma audiência tradicional, com o juiz atuando como um orientador da negociação que transcorre entre as partes, e não como julgador.

O índice de conciliação do Fórum de Joinville neste ano, até setembro, foi de 49,9% (3,7 mil acordos). “O índice é muito bom, um ponto percentual acima da média estadual, mas sempre podemos melhorar”, elogia a desembargadora Mari Eleda. As atividades econômicas que mais geraram ações trabalhistas em Joinville, de janeiro a setembro deste ano, foram o comércio varejista (9% dos casos), indústria de alimentação, bebidas e fumo (8,63%) e construção civil e mobiliário (8,33%)

Fonte: TRT 12

Rodapé Responsável DCCSJT