Notícias

Voltar Gestores se reúnem para revisão do planejamento estratégico da Justiça do Trabalho

O encontro presencial, realizado nesta segunda (8) e terça-feira (9), reúne representantes das unidades de governança e gestão estratégica dos 24 TRTs no TST.

Foto de auditório pequeno com pessoas.

 

9/4/2024 - Gestores e gestoras de governança e gestão estratégica dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho participaram, nesta segunda e terça-feira, da primeira reunião presencial da área em 2024. O encontro está sendo realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, e tem entre os principais itens da pauta, a revisão  do planejamento estratégico da  Justiça do Trabalho 2021/2026.

Servidores e servidoras estão debatendo sobre índices ligados à prestação jurisdicional, à gestão orçamentária, à governança de TI e ao trabalho descente, como prevenção e do enfrentamento da violência, do assédio e da discriminação e atuação e julgamento com a perspectiva de infância e de adoslecentes; além de índices ligados à sustentabilidade, como desempenho ambiental, eficiciência energética e a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) na instituição.

Também é pauta no encontro o Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho  (Sigest) e as demandas repetitivas, como o Índice de Capacitação em Precedentes Obrigatórios (ICPO); a definição e a implantação de uma solução para agrupamento de processos por similaridade de temas na Justiça do Trabalho e a adequação dos regimentos internos dos TRTs à Política de Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios.

Saiba mais: Política de Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios será implementada na Justiça do Trabalho 

Bússola

O secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gusmão, destacou a relevância do encontro para a tomada de decisões e o alinhamento de ações entre os regionais. “Com certeza o planejamento estratégico é a bússola que guia as ações, políticas e projetos dos tribunais”, disse. “É reconfortante saber que essa visão de construção é valorizada e reconhecida por todos e todas como fundamental para o avanço e o progresso da nossa instituição”, completou.

Comprometimento

Para o secretário de Governança e Gestão Estratégica do CSJT,  Dúlio Mendes, o encontro servirá para revisar e atualizar diversos pontos do planejamento, de modo a incluir novas iniciativas, indicadores e metas. “Contar com  a participação dos 24 TRTs nesse encontro demonstra a abrangência e importância dessas discussões para todo o sistema judiciário trabalhista no cumprimento da nossa missão”, ressalta. “Também é inspirador ver o comprometimento em abordar questões importantes, como o combate ao trabalho infantil e ao assédio e a melhoria do portal de transparência e saber que, com esforços coletivos, será possível avançar na direção desses objetivos”.

Compartilhamento de expertises 

Para o representante do TRT da 21ª Região (RN), Dirceu Victor Monte de Hollanda, além de permitir o alinhamento orgânico do planejamento estratégico, amplia a troca de experiências entre os tribunais. “Acredito que essa oportunidade de compartilhar ideias e expertise será valiosa  para um planejamento estratégico de longo prazo que, no nosso caso, abrange o período 2021 a 2026”, disse. “Ter uma visão de futuro mais ampla é fundamental para orientar as iniciativas bienais, os planos táticos e para o sucesso das iniciativas estratégicas da justiça trabalhista”, completou.

Confira mais fotos do evento no Flickr do CSJT.

(Andrea Magalhães/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT