Notícias

Voltar Live do TRT da 3ª Região (MG) debate trabalho em tempos de Covid

O tema foi selecionado em função da pandemia da Covid-19, que há aproximadamente 15 meses assola o país e o mundo com reflexos nas relações trabalhistas.

Como parte da programação da Campanha Abril Verde, que visa promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro, o Programa Trabalho Seguro, a Gestão da Saúde de Magistrados e Servidores e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) promoveram, nesta quinta-feira (28), a live Abril Verde e a Construção do Trabalho Seguro e Decente em Tempos de Covid: Saúde Mental, Nexos e Ações Preventivas.

Reconhecido por todos, o tema foi selecionado em função da pandemia da Covid-19, que há aproximadamente 15 meses assola o país e o mundo com reflexos nas relações trabalhistas. Segundo a ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro do CSJT/TST e uma das participantes do evento, a doença vem atingindo de forma preocupante os trabalhadores em serviços essenciais, muito expostos à ela.

Também presente, o presidente do TRT, desembargador José Murilo de Morais, que, além de destacar a importância da iniciativa da Escola Judicial, ainda prestou homenagens ao ministro do TST Walmir Oliveira da Costa e à advogada Isabel Dourado, ex-presidente da AMAT, falecidos ontem, ambos vitimas de complicações decorrentes da Covid.

Quem abriu o evento foi a diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Gabriela Moreira de Azevedo Soares, que apresentou dados da recente pesquisa Saúde Mental dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, realizada pelo CNJ.

A seguir, o formato da live evoluiu para entrevistas com o médico psiquiatra e psicanalista Hélio Lauar de Barros e a médica e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG Andréa Maria Silveira. Ao primeiro, foram dirigidas questões sobre Saúde Mental na Pandemia e, à segunda, questões sobre a Covid-19 como doença do Trabalho.

Atuaram como entrevistadores a desembargadora Camilla Guimarães Pereira Zeidler, 2ª vice presidente, diretora da Escola Judicial e ouvidora do TRT; o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro e Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT), e as desembargadoras Rosemary de Oliveira Pires Afonso e Maria Cecília Alves Pinto. Além da procuradora do MPT-MG Maria Christina Dutra Fernandez e dos juízes José Nilton Ferreira Pandelot, titular da 1ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora e Renato de Paula Amado, presidente da Amatra3. E ainda o médico psiquiatra Geraldo Mendes Diniz, secretário de saúde do Tribunal e o psicólogo do Sitraemg Arthur Lobato.

Também participaram da live a desembargadora Denise Alves Horta, gestora do Programa Trabalho Seguro e gestora local da saúde de magistrados e servidores do TRT; Flávia Moreira Guimarães Pessoa, conselheira do CNJ e coordenadora do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, e a juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, titular da 46ª VT de BH, que bem definiu a live como importante oportunidade  para rever e refletir.

Assista à live na íntegra.

Fonte: TRT da 3ª Região (MG)

Rodapé Responsável DCCSJT