Notícias

Voltar Médico e engenheiro de segurança do trabalho debatem prevenção à covid-19 no ambiente profissional

O evento destacou os cuidados que devem ser adotados neste momento em que o número de contágios estabiliza-se.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), em parceria com o Sesi-PR, promoveu uma live nesta quinta-feira (26) que contou com especialistas que trataram da conscientização e da responsabilidade de empregadores e empregados na prevenção à covid-19 no ambiente laboral, bem como na sociedade em geral. O evento destacou os cuidados que devem ser adotados neste momento em que o número de contágios estabiliza-se e os trabalhadores voltam gradativamente aos seus postos nas indústrias, no comércio e em outros setores.

Dúvidas que ainda persistem sobre o tema foram dirimidas ao longo das palestras, que estão disponíveis no canal do TRT no YouTube. A live foi organizada pelo Programa Trabalho Seguro PR, dirigido pela juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha, que mediou os debates.

O advogado e engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Meister de Almeida, foi um dos convidados. O especialista falou sobre a necessidade de diálogo para enfrentar a crise e destacou que a responsabilidade é “mais do que nunca solidária”.

Rodrigo afirmou que a saúde e a vida do trabalhador devem ser colocadas em primeiro plano. Em segundo plano, declarou, deve-se observar a relação de trabalho e o cuidado com as questões econômicas. Para tanto, é fundamental um plano de comunicação eficiente para informar aos empregados sobre hábitos de higiene, que devem ser tomados dentro e fora da empresa para prevenir a infecção pela covid-19. “O empresário não pode mais observar a saúde e segurança no trabalho como um cumprimento de normas: é parte do negócio. Faz parte do seu objetivo, que é o lucro. E se você tiver um trabalhador doente, a sua empresa estará doente”.

Os protocolos de segurança, tanto em grandes como em pequenas empresas, foram abordados pelo médico do trabalho Ronaldo Ruaro, do Sistema Fiep e do Sesi-PR. O convidado destacou as ações que devem ser realizadas pelos empresários para evitar a propagação do vírus, como adequações no ambiente de trabalho, desinfecção das instalações, monitoramento da saúde do trabalhador, ações educativas e, se possível, trabalho na modalidade home office.

O evento teve a participação do vice-presidente do TRT, desembargador Célio Horst Waldraff, e do superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares.

“É um momento em que a humanidade precisa se reunificar em torno do cuidado de si mesma. A saúde, a misericórdia, a solidariedade em relação a todos nós se apresenta de uma maneira destacada neste contexto em que a mortandade, a doença, estão tão próximas de nós. Um momento de luto, de patologia, que circunda a família, o ambiente de trabalho, a comunidade, a sociedade e a nação”, declarou o desembargador Célio Horst Waldraff.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)                                                       

Rodapé Responsável DCCSJT