Notícias

Voltar Publicação de juízes trabalhistas do nordeste apontam efeitos da covid-19 no mercado de trabalho

Atividade faz parte do Programa Trabalho Seguro.

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, sob a coordenação do gestor nacional do Programa para o Nordeste, decidiram denunciar à sociedade civil os efeitos da pandemia na região. A publicação apresenta dados estatísticos referentes ao mundo do trabalho e a forma como foi impactado por essa repentina e inesperada realidade, inclusive no que diz respeito aos acidentes de trabalho dos quais foram vítimas os trabalhadores.

O resultado do trabalho está em uma publicação digital (e-book), que tem como objetivo alertar para a necessidade de incremento nos níveis de investimento para a geração de emprego e a melhoria da renda, com respeito aos direitos humanos inerentes a todos os trabalhadores, em convergência com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 8, que trata da promoção do “trabalho decente e crescimento econômico”, integrante da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas – ONU.

Situação de calamidade

Na apresentação, o trabalho destaca que a pandemia da COVID19 causou uma situação de calamidade pública e de emergência sanitária em todo o mundo, ceifando milhões de vidas e acometendo uma enorme parcela da população a graves problemas de saúde decorrentes de complicações do quadro infeccioso causado por ela.

Para além disso, a economia dos países sofreu forte abalo, sobrevindo a retração e a recessão dos mercados consumidores, com desemprego em massa e diminuição drástica da renda das pessoas.

 Leia a publicação digital.

Fonte: TRT da 13ª Região (PB)

Rodapé Responsável DCCSJT