Notícias

Voltar Webinário sobre saúde e segurança no trabalho em tempos de pandemia será realizado nesta terça (18)

A programação para esta data, que seria o segundo dia do evento, não foi alterada.

O webnário Saúde e Segurança no Trabalho em Tempos de Pandemia.  que teve seu início adiado, por motivos técnicos, terá início nesta terça-feira (18/8). A programação para esta data, que seria o segundo dia do evento, não foi alterada. O webinário continua nos dias 24 e 25/8, sempre com início às 17 horas. Tem como palestrantes juízes, procuradores e auditores fiscais do trabalho de vários estados; psicóloga; professores de Direito, e profissionais da área da saúde.

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) e gestora regional do Programa Nacional Trabalho Seguro, Germana de Morelo, ressalta a atualidade e importância do tema escolhido para o Programa Trabalho Seguro neste ano.

“O tema Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e doenças ocupacionais foi indicado pelos integrantes do Comitê Gestor Nacional e aprovado pelo TST e CSJT para pautar o Programa no biênio 2020/2022 em razão da crise humanitária, social e sanitária provocada pela pandemia", explica a magistrada.

Em 2019, o seminário do TRT e Programa Trabalho Seguro foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, com o tema Violência no Trabalho: Enfrentamento & Superação. Desta vez, teve seu formato alterado em razão da pandemia. Poderá ser acompanhado pela plataforma Teams ou pelo canal do TRT no You Tube.

Saúde mental em tempos de home office

O tema do dia 18/8 não poderia ser mais oportuno: Trabalho em regime de teletrabalho e saúde mental. O assunto será debatido pelo procurador chefe do Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES), Valério Heringer, e a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória/ES Roberta Belizário Alves. A mediação será feita pela juíza Germana de Morelo.

Segundo a magistrada, além de dificuldades relacionadas à ergonomia  (cadeiras inadequadas, por exemplo), o home office traz problemas provocados pelo isolamento. “O trabalho solitário, sem convivência com colegas pode afetar a saúde mental", alerta Germana.

Roberta Alves chama atenção para fato de o teletrabalho ser compulsório. “Não foi uma escolha, as organizações e os trabalhadores não tiveram tempo de se preparar", diz a psicóloga, ressaltando que foi preciso um esforço muito grande para adaptação à nova realidade.

Trabalho infantil, frigoríficos e questão de gênero no terceiro e quarto dia do webinário

No dia 24, a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, Liliane Graça Santana, e a professora da Faculdade de Direito de Vitória e pós-doutora em Direito Elda de Azevedo Bussinguer irão debater o tema Profissionais de saúde no combate à pandemia e prevalência do gênero feminino, com mediação do procurador do MPT-ES Bruno Gomes Borges da Fonseca.

“A grande maioria dos profissionais que trabalham na linha de frente nos hospitais, no combate à covid-19, são mulheres, e elas são as mais atingidas pela pandemia", pontua a juíza Germana de Morelo.

No dia 25, último dia do evento, estarão em debate dois temas. O primeiro é Trabalho Infantil: aprendizagem em tempos de pandemia, com a procuradora do MPT-DF Ana Maria Vila Real Ferreira Ramos e a auditora fiscal da SRtb/PR Erika Medina, com mediação da auditora fiscal da SRTb/ES Cláudia Monteiro da Silveira Bermudes.

O segundo tema nesse dia, Impactos da pandemia no trabalho realizado em frigoríficos, será debatido pela auditora fiscal da SRTb/RS Bruna Quadros e a procuradora do MPT-RS Priscila Schvarcz, mediadas pelo auditor fiscal da SRTb/ES José Eduardo Freire de Menezes.

O webnário Saúde e Segurança no Trabalho em Tempos de Pandemia  é uma realização do TRT, do Programa Nacional Trabalho Seguro e da Escola Judicial do TRT da 17 Região (Ejud 17) em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, Ministério da Economia, Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Fundacentro e Associação dos Magistrados do Trabalho da 17ª Região (Amatra 17).

Fonte: TRT da 17ª Região (ES)

Rodapé Responsável DCCSJT