Ir para o conteúdo

TRT da 1ª Região (RJ) inaugura um dos maiores Cejuscs do Brasil - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

TRT da 1ª Região (RJ) inaugura um dos maiores Cejuscs do Brasil

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27), as novas instalações do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas da Capital (Cejusc-CAP), no Fórum Ministro Arnaldo Süssekind (prédio-sede), no Rio de Janeiro. A unidade – considerada um dos maiores e mais modernos Cejuscs do país – tem 20 salas e ocupa uma área de aproximadamente 600 metros quadrados, no local onde antes funcionava a biblioteca do Tribunal (transferida provisoriamente para o prédio da Avenida Augusto Severo).

A cerimônia de inauguração ocorreu durante a abertura da 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e contou com a presença do vice-presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva, além de magistrados, advogados e servidores.

Com a inauguração das novas instalações, o Cejusc-CAP de primeiro grau deixará de funcionar no Fórum da rua Lavradio (RJ) e passará a operar apenas no andar térreo do prédio-sede do Tribunal. Na unidade, serão realizadas conciliação e mediação dos processos em fase inicial. O Cejusc-CAP de 2º grau – coordenado pelo desembargador Cesar Marques Carvalho – continuará funcionando no segundo andar do prédio-sede.

Ampliação do atendimento

De acordo com o coordenador do Cejusc-CAP de primeiro grau, juiz Múcio Borges, a ampliação das instalações atende à política da administração do Tribunal de ser referência na solução de conflitos por meio de métodos consensuais. “A nossa proposta é crescer fisicamente para aumentar o número de audiências e o resultado das conciliações. A meta dessa administração é tornar o TRT uma referência no incremento das soluções consensuais (mediações e conciliações) para resolução de conflitos”, explica.

O magistrado ressalta que, atualmente, 45 varas do trabalho do Rio de Janeiro são parceiras do Cejusc-CAP e encaminham seus processos para a unidade. Com a ampliação das instalações, a meta é atender as 82 varas localizadas na capital e, até o final do ano, dobrar a média de audiências diárias (passando de 50 para 100). Para isto, o juiz estima que o número de mediadores deverá ser triplicado, passando de 11 para mais de 30. “O TRT/RJ está investindo na qualificação de mediadores, com aulas teóricas e práticas, e também buscamos incentivar os juízes aposentados a participar dos cursos de mediação”, declara.

O magistrado ressalta ainda que está em estudo a implementação de Cejuscs itinerantes e que, até o fim no ano, há previsão de instalar três novos Cejuscs no interior em comarcas que serão em breve definidas.

Em um contexto de crise econômica e crescente desemprego, a mediação e a conciliação são instrumentos indispensáveis para acelerar o recebimento de uma verba alimentar. “O que buscamos, em linhas gerais, é um instrumento adequado para que os empregados recebam de modo rápido e eficaz seus créditos e a empresa tenha meios plausíveis para a satisfação do débito sem prejuízo de seu funcionamento e manutenção de seus postos de trabalho”, conclui o juiz.

Confira aqui o vídeo da inauguração das novas instalações do Cejusc. Para fotos, acesse o Flickr do TRT.

Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)


Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3