Conciliação Trabalhista - Início - Logo Conciliação

Publicador de conteúdo web (Global)

Conciliação Trabalhista - Eventos

Acontecerá nos dias 13 e 14 de abril de 2023, o II Encontro de Servidores de NUPEMECs e CEJUSCs da Justiça do Trabalho. O evento possui como objetivo aprofundar o debate em torno de temas atuais concernentes à atuação operacional nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSCs e a troca de experiências entre os servidores de Núcleos Permanentes de Mediação e Conciliação – NUPEMECs e de CEJUSCs de todos os Tribunais Regionais do Trabalho.

..............................................................

Elas em Pauta - Evento do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga realizou a palestra “Política pública de tratamento adequado de conflitos no sistema brasileiro e os métodos consensuais de solução de disputas”. Em sua conferência, o ministro expôs que o grande desafio do Judiciário contemporâneo é fazer com que “a sociedade acredite na justiça e diga: eu posso confiar este meu conflito nas mãos de um órgão de Estado’’, revelou.

Na sequência, aconteceu a palestra “A construção da paz sob a perspectiva de gênero nos espaços de diálogo”, feita pela juíza auxiliar da vice-Presidência do TST,  Roberta Melo Carvalho, que destacou a necessidade de construção da paz para que o mundo seja sustentável também do ponto de vista social. 

As palestras fizeram parte da programação do evento “Elas em Pauta”,  promovido pelo TRT-6, entre os dias 20 a 24 de março e que dedicou uma semana inteira da pauta dos Cejuscs do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região para acordos em processos de que mulheres são reclamantes. A campanha está inserida no macroprojeto “Elas no Judiciário”, do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina.

 

Encontro Anual de Servidores de Núcleos e Centros de Conciliação:


Dando início a um novo programa, a Vice-Presidência do CSJT realizou em Novembro de 2019,  o  1º  Encontro Anual de Servidores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho.

A iniciativa objetiva manter interlocuções diretas com os servidores da Justiça do Trabalho que atuam nos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC-JT) e Centro(s) Judiciário(s) de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) dos Tribunais Regionais do Trabalho das 24 Regiões da Justiça do Trabalho.

Com quadro efetivo de servidores, os Centros de Conciliação tem o seu funcionamento operacional executado segundo às peculiaridades de cada Regional. Assim sendo, é natural que surjam práticas e mecanismos de atuação que se destaquem em algumas dessas unidades, os quais poderiam ser difundidos aos demais Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho durante o encontro.

O evento também foi uma oportunidade de propiciar aos participantes do encontro, palestras e debates em torno de temas relevantes à Conciliação, promovendo assim, o avanço da solução adequada de disputas na Justiça do Trabalho.

Confira as fotos do evento...

4º Encontro de Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação:


As políticas judiciárias de solução adequada de disputas têm como fim maior promover a satisfação do jurisdicionado, fomentar a paz social e contribuir para os objetivos estratégicos do Poder Judiciário. Para que tais metas sejam alcançadas, o prioritário da execução consiste nos Tribunais Regionais do Trabalho. Daí porque é fundamental que o Ministro Vice-Presidente, enquanto gestor nacional das políticas judiciárias de solução adequada de disputas, mantenha uma permanente interlocução com os responsáveis pelos NUPEMECS-JT e CEJUSCS-JT, órgãos locais de execução da referida política.

Nessa linha de atuação, a  Vice-Presidência do TST/CSJT reuniu em agosto de 2019, 58 Magistrados Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho em um encontro que acontece, anualmente, no Tribunal Superior do Trabalho.

Confira as fotos do evento...
 

Publicador de conteúdo web (Global)


Conteúdo de Responsabilidade do
GVP - Gabinete da Vice-Presidência do TST e do CSJT
Email: gvp-conciliacao@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4991 ou 3043-4996