Ir para o conteúdo

TRT 17ª - ES - CSJT2

Memória Virtual da JT - Início - Logo

Botão - Memória Virtual

Botão - Nossa História

Botão - Memórias

Botão - Comitê Gestor de Memória

Botão - Proteção do Patrimônio

Botão - Informes

Aplicações Aninhadas

Memórias dos Tribunais - TRT 17ª - ES

Em 1985, inicia-se o projeto de criação do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (Espírito Santo), sendo aprovado através da Lei nº 7872/89. O primeiro juiz a ser nomeado foi José Carlos Rizk, em 23 de agosto de 1990, representando a advocacia, conforme determina a Constituição da República. O Tribunal foi instalado com sede em Vitória/ES em 07 de dezembro de 1990, em Sessão Solene, que contou com a presença do então presidente do Superior do Trabalho Ministro Marco Aurélio Prates de Macedo e diversas autoridades.

Coube a função de Juíza-Instaladora do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), a Excelentíssima senhora Dr. Maria de Lourdes Vanderlei e Souza. Após a instalação do Tribunal, foram criadas mais Juntas de Conciliação e Julgamento em terras capixabas. As instalações da 4ª e 5ª JCJ de Vitória em 9 de setembro de 1993, e da 6ª, 7ª e 8ª JCJ de Vitória em 8 de dezembro de 1994, respectivamente. O interior do Estado contemplou mais órgãos trabalhistas: Afonso Cláudio (hoje sua sede Venda Nova do Imigrante), Alegre e São Mateus, em 1992. A Vara de Alegre (hoje Posto avançado). Em 1994, Guarapari, Nova Venécia e Mimoso do Sul. A Vara de Mimoso do Sul é hoje a 14.ª Vara de Vitória, em face da mudança de sua sede (termos do artigo 28 da Lei 10.770/2003). Em 2004, foi instalada a 2.ª Vara de Cachoeiro do Itapemirim. Em 2005, Vitória recebeu mais cinco Varas: 9.ª, 10.ª, 11.ª, 12.ª e 13.ª. Atualmente, são 14 Varas em Vitória, dez no interior - Guarapari (duas Varas), Cachoeiro de Itapemirim (duas Varas), Linhares, Colatina, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, São Mateus e Aracruz - e três postos avançados em Alegre, Mimoso do Sul e Afonso Cláudio. 

Desde a instalação, o TRT da 17ª Região almejou construir sua sede própria. Após inúmeros desafios e dificuldades superados, finalmente no dia 17 de fevereiro de 2020, foi inaugurada a nova sede do TRT da 17ª Região, pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Ministro João Batista Brito Pereira, e pela Presidente do TRT-ES, Desembargadora Ana Paula Tauceda Branco. A mudança para a nova sede tornou-se um dos maiores momentos históricos para o Tribunal Capixaba.

Memória dos Tribunais - TRT 17ª - ES - Documentos Arquivísticos

Memória dos Tribunais - TRT 17ª - ES - Objetos Museológicos

DOCUMENTOS 
ARQUIVÍSTICOS

PROCESSOS JUDICIAIS

ITEM DOCUMENTAL

 

OBJETOS
MUSEOLÓGICOS

CONDECORAÇÕES

MÓVEIS

Publicador de conteúdo web (Global)


Conteúdo de Responsabilidade da
CGDOC – Coordenadoria de Gestão Documental
E-mail: cgdoc@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-7961