Ir para o conteúdo

TRT 3ª - MG - CSJT2

Memória Virtual da JT - Início - Logo

Botão - Memória Virtual

Botão - Nossa História

Botão - Memórias

Botão - Comitê Gestor de Memória

Botão - Proteção do Patrimônio

Botão - Informes

Aplicações Aninhadas

Memórias dos Tribunais - TRT 3ª - MG

O TRT da 3ª Região (TRT-3) foi um dos oito regionais instituídos já em 1941, ano de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil. Inicialmente com o nome de Conselho Regional do Trabalho da 3ª Região, a sua jurisdição contemplava os estados de Minas Gerais e de Goiás, com sede na capital mineira, Belo Horizonte.

As duas décadas seguintes à criação da Justiça do Trabalho seriam marcadas pela industrialização do País e pelo fortalecimento do movimento sindical. As transformações econômicas e sociais se atrelaram à expansão da 3ª Região nos anos 1950; expansão que teria continuidade em 1960, quando a inauguração de Brasília resultou na incorporação do Distrito Federal à jurisdição do TRT-3.

Em um contexto de busca por maior alcance e efetividade do Direito do Trabalho no Brasil, viu-se eclodir uma significativa expansão e interiorização da Justiça do Trabalho na década de 1980. Na esfera do TRT-3, a ampliação institucional se deu sobretudo em função da criação do TRT da 10ª Região (TRT-10), em 1981, que retirou Goiás e o Distrito Federal da jurisdição da 3ª Região.

Hoje em dia, o TRT da 3ª Região compreende o estado de Minas Gerais e se constitui como um Tribunal de grande porte. O patrimônio textual, iconográfico e mobiliário da Instituição, que será parcialmente apresentado neste memorial virtual, remonta ao ano de 1941 e constitui fontes de extrema relevância para a história da Justiça do Trabalho e das relações trabalhistas.

Memória dos Tribunais - TRT 3ª - MG - Documentos Arquivísticos

Memória dos Tribunais - TRT 3ª - MG - Objetos Museológicos

VISITA VIRTUAL

 

DOCUMENTOS 
ARQUIVÍSTICOS

PROCESSOS JUDICIAIS

ITEM DOCUMENTAL

 

OBJETOS
MUSEOLÓGICOS

CONDECORAÇÕES

MÓVEIS

OBJETOS HISTÓRICOS

Publicador de conteúdo web (Global)


Conteúdo de Responsabilidade da
CGDOC – Coordenadoria de Gestão Documental
E-mail: cgdoc@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-7961