Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Centro de Conciliação de Belém (PA) realiza 1ª audiência por meio de videoconferência

(19/12/2019)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Belém (PA) realizou na manhã da última segunda-feira (16) um fato inédito na Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP): uma audiência inteiramente feita por meio de videoconferência. A audiência envolveu os CEJUSCs de Belém (PA) e Porto Velho (RO). A solicitação partiu do coordenador do CEJUSC de Porto Velho, juiz Fernando Sukeyosi, já que o trabalhador não poderia estar em Porto Velho.

A notificação para comparecimento do reclamante foi realizada pela 2ª Vara de Porto Velho (RO), onde o processo se encontra em trâmite. Assim, o empregado tomou conhecimento do local e horário da sua audiência. Ao chegar, foi recepcionado pelos servidores do CEJUSC Belém e foi deixado à vontade com o conciliador, juntamente, com as outras partes envolvidas no processo que já aguardavam através da videoconferência direto de Porto Velho.

Audiência

A coordenadora do CEJUSC Belém (PA), juíza Erika Bechara, deu início à audiência para dar segurança ao procedimento. A magistrada se apresentou e identificou o reclamante, além de registrar todos os outros presentes na sala na ocasião. A sessão foi conduzida por um servidor do CEJUSC de Porto Velho, no entanto, ambos os juízes estavam à disposição caso fosse solicitada a presença.

Ao final, o empregado agradeceu imensamente os esforços da Justiça do Trabalho para realizar a audiência. A magistrada Erika Bechara destacou o impacto que os avanços tecnológicos trazem não só para o TRT, como também para o reclamante que, neste caso, não poderia comparecer presencialmente à audiência. “Tem todo um gasto para você fazer uma audiência, para o reclamante comparecer em uma audiência de conciliação em Porto Velho apenas para tentar negociar um acordo que pode ocorrer ou não, é um gasto muito grande para ele. Então, se nós temos essas ferramentas de tecnologia por que não começar a usá-las? Nós estamos nessa era tecnológica e nós temos que aproveitar tudo o que ela nos oferece de bom”.

Tecnologia

A videoconferência é um marco na história tanto do CEJUSC Belém como no CEJUSC de Porto Velho, já que ambos os Centros de Conciliação nunca haviam realizado uma audiência nessa modalidade. A novidade foi possível graças ao suporte dado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) e SETIC do TRT da 14ª Região (RO/AC). No momento da audiência, um servidor foi designado especialmente para dar apoio caso ocorresse algum imprevisto na estrutura tecnológica no Centro de Conciliação de Belém.

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)