Ir para o conteúdo

Acordo em Santa Catarina abre Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022 - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Acordo em Santa Catarina abre Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022

O evento está sendo realizado em todo o país até sexta-feira (27).

23/5/2022 - A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (23), em Santa Catarina, no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). A cerimônia foi realizada no Centro de Conciliação (Cejusc) do município de São José e contou com a participação da vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Dora Maria da Costa, que, além de prestigiar a abertura, homologou o primeiro acordo de conciliação da semana.

O acordo é oriundo de uma ação civil coletiva proposta em 2016 pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da Grande Florianópolis e do Vale do Rio Tijucas (Sitiali), contra a Indústria de Massas Alimentícias Tida. Na ação, as cerca de 70 trabalhadoras representadas pelo sindicato requereram o pagamento dos valores relativos à não concessão dos intervalos previstos no artigo 384 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Revogado em novembro de 2017 pela Lei 13.467 (Reforma Trabalhista), o dispositivo garantia, à época do ingresso da ação, o direito a 15 minutos de descanso para a mulher antes de dar início às horas extras. 

O acordo foi firmado na fase de execução, ou seja, na fase de cobrança da dívida e quando não há mais possibilidade de recurso sobre o mérito da ação. Além da ministra, assinaram o termo de acordo o presidente e o advogado do sindicato, respectivamente, Tiago Soares e Walter Freitas; a representante e a advogada da empresa, respectivamente, Josiane Zuqui e Marcia Gonzales; a coordenadora do Cejusc de São José, juíza Miriam Maria D'Agostini; o vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), Piero Rosa Menegazzi, e o presidente do TRT-12 (SC), desembargador José Ernesto Manzi.

Solução consensual 

Em seu discurso de abertura, a ministra, que é a coordenadora nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho, lembrou que a sentença, por mais justa que seja, pode não ser considerada assim por quem perde a ação, e muitas vezes desagrada ambas as partes. “O acordo, por sua vez, é construído pelas personagens principais do processo. Ambas saem da mesa de conciliação prontas para um recomeço, muitas vezes liberando uma eventual raiva ou mágoa que possa ter motivado a ação”, disse.

O presidente do TRT-12 falou sobre a importância de sediar a abertura do evento e sobre o papel da conciliação. “A cada ano, a cada oportunidade em que atuo na Justiça do Trabalho, e já se vão quase 32 que sou magistrado do trabalho, cada vez mais me convenço que a conciliação é o melhor caminho”, disse.

Cartilha da Conciliação

Durante o evento, o ministro Breno Medeiros, que é membro da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc), fez o lançamento oficial da  cartilha "Conciliação Trabalhista - Um guia para buscar um acordo em seu processo". O material busca, em linguagem simples e didática, explicar como funciona esse mecanismo efetivo e célere de solução das disputas judiciais e destacar os benefícios da conciliação.

Saiba mais: Justiça do Trabalho lança cartilha sobre conciliação trabalhista

“A cartilha pode ser distribuída em locais de grande circulação de pessoas e utilizada por instituições públicas, empresas, escolas, universidades como ação de cidadania e empoderamento”, disse o ministro. “Precisamos esclarecer à sociedade que a Justiça do Trabalho possui uma estrutura preparada, com juízes e servidores capacitados, para receber pessoas que já possuem processos em andamento ou, até mesmo, pessoas que estejam pensando em ingressar com uma ação”, completou.

NV/AJ - Com informações do TRT da 12ª Região (SC)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3