Ir para o conteúdo

Acordo entre sindicato e cerâmica deve acelerar conclusão de 3 mil processos judiciais - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Acordo entre sindicato e cerâmica deve acelerar conclusão de 3 mil processos judiciais

Somente este ano, já foram homologados mais de 900 acordos de trabalhadores da empresa Portobello nas varas de Balneário Camboriú

06/05/2022 - Um acordo entre uma gigante do setor de cerâmica, sediada em Tijucas (SC), e o sindicato de trabalhadores da região permitiu acelerar a conclusão de 3 mil processos judiciais que tramitavam nas duas varas do trabalho de Balneário Camboriú. Desde janeiro, as unidades conseguiram homologar 900 acordos individuais com a empresa Portobello, liberando R$ 2,8 milhões em dívidas.

Os processos derivam de uma ação coletiva proposta em 2013, na qual o sindicato pleiteou o pagamento do adicional de insalubridade a centenas de empregados de diferentes setores da fábrica, alegando exposição a ruídos, poeira e calor. 

A Justiça do Trabalho condenou a empresa, mas como a ação não estipulava valores líquidos e abrangia trabalhadores de diferentes setores, com adicionais em graus variados, o benefício a ser pago para cada um precisava ser calculado em ações individuais. Em alguns casos, as partes não concordavam com o índice utilizado no cálculo da correção monetária.

Para contornar essas dificuldades, representantes da empresa e do sindicato propuseram no final do ano passado a realização de um acordo para padronizar e facilitar a execução das dívidas. A negociação envolveu todos os juízes que atuam nas unidades de Balneário Camboriú, que aprovaram o termo ainda em dezembro. Desde então, mais de 300 acordos por mês foram homologados.

“Calcular individualmente todos esses casos poderia levar anos”, afirma o juiz Elton de Salles (2ª Vara do Trabalho). “Esse acordo representa uma grande economia de tempo e de recursos para as partes e também para o Judiciário”, destacou o magistrado. 

Salles calcula que ao longo do ano serão homologados de 2,5 mil a 3 mil acordos envolvendo trabalhadores da empresa. O magistrado elogiou a atitude das partes e destacou que a Portobello adotou uma série de medidas complementares para aprimorar a segurança dos empregados, além de regularizar a concessão de adicionais em toda a planta.

Semana da Conciliação começa em 23 de maio

A Justiça do Trabalho já está pronta para a sexta edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que este ano será realizada de 23 a 27 de maio. Embora as audiências de conciliação aconteçam todos os dias, durante o evento magistrados e servidores formam um verdadeiro mutirão para mediar o maior número possível de tratativas em cinco dias. 

No ano passado, foram realizadas 1.798 audiências em Santa Catarina e obtidos 727 acordos, o que garantiu o depósito de R$ 50 milhões a trabalhadores em todo o estado. 

Esta edição da Semana traz o slogan “Conciliar para Recomeçar”. Com linhas fluidas que se encontram e formam um aperto de mãos, a identidade visual transmite a ideia de que a pessoa escreve o próprio destino por meio de suas escolhas - e que escolhas conjuntas podem trazer resultados positivos a todos. 

Em Santa Catarina, será adotado o modelo híbrido, mesclando audiências por vídeo, mas também a possibilidade de atendimento presencial nas varas e centros de conciliação, que vão dispor de computadores para quem preferir comparecer ou tiver alguma dificuldade em participar da videoconferência.

Fonte: TRT da 12ª Região (SC)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3