Ir para o conteúdo

Acordo sobre representação sindical encerra dissídio do transporte de cargas de Dois Vizinhos (PR) - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Acordo sobre representação sindical encerra dissídio do transporte de cargas de Dois Vizinhos (PR)

O dissídio envolve uma transportadora catarinense, que atua no escoamento da produção de um grande frigorífico com sede no município e o sindicato que representa os trabalhadores do setor na região.

14/06/2021 - Em audiência virtual de dissídio coletivo realizada na sexta-feira (11), conduzida pelo desembargador Célio Horst Waldraff, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), as partes chegaram a um acordo sobre o enquadramento sindical dos trabalhadores no transporte de cargas da região de Dois Vizinhos. O dissídio envolve uma transportadora catarinense, que atua no escoamento da produção de um grande frigorífico com sede no município e o sindicato que representa os trabalhadores do setor na região. O frigorífico foi admitido no processo como interveniente e designou representantes para a última audiência.

O principal ponto de conflito é a representação sindical. A empresa defende que a competência para representar os trabalhadores do setor é do sindicato da região de Joinville (SC), que abrange a cidade de Garuva (SC), sede da transportadora. Por sua vez, o sindicato dos trabalhadores no transporte de cargas de Dois Vizinhos (PR) reivindica para si a competência, sob o argumento de que os carregamentos partem da cidade e a maioria dos trabalhadores contratados reside no município.

O piso salarial previsto em acordo coletivo na região de Joinville, e praticado pela empresa, é de R$ 1.701,00, enquanto na região de Dois Vizinhos o piso salarial é de R$ 2.306,00. A empresa argumenta que o pagamento de plano de saúde e de seguro de vida, previstos no instrumento coletivo do município catarinense e não contemplado na região de Dois Vizinhos compensaria a diferença salarial.

A controvérsia é objeto de uma ação de cumprimento que tramita na Vara do Trabalho de Dois Vizinhos. Pelo acordo entabulado na sexta (11), a empresa comprometeu-se a pagar o piso salarial praticado na região de Dois Vizinhos, suprimindo-se o pagamento do plano de saúde, até que decisão judicial na ação de cumprimento em trâmite, defina a competência. A procuradora regional Renée Araujo Machado representou o Ministério público do Trabalho na audiência.

Para mais detalhes, acesse a ata de audiência. A sessão foi gravada e pode ser assistida.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3