Ir para o conteúdo

Capacitação de magistrados e servidores reforça compromisso do TRT da 2ª Região (SP) com a conciliação - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Capacitação de magistrados e servidores reforça compromisso do TRT da 2ª Região (SP) com a conciliação

Turma terminou treinamento no fim do mês passado

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) celebrou a formatura telepresencial da 4ª turma de conciliadores no final de setembro (25), que capacitou 16 magistrados e 39 servidores. O Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores foi promovido pela Escola Judicial (Ejud-2), sob a coordenação da desembargadora aposentada Regina Maria Vasconcelos Dubugras, para aprimorar o serviço prestado ao cidadão que busca resolver seus conflitos via acordo.

O evento virtual contou com palestra do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O palestrante abordou os impactos da covid-19 no país, como queda do PIB, aumento dos índices de desemprego e dos pedidos de falência. Também apontou as consequências para a Justiça do Trabalho, apresentou dados da produtividade do Judiciário e indicou meios de superação da crise pela via consensual.

Os participantes também prestaram homenagem à desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves, pela atuação frente ao Nupemec-JT2 (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), durante a gestão 2018-2020.

Cejuscs

Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) são unidades especializadas em promover o acordo entre as partes, com técnicas de mediação que facilitam a conciliação. Os Cejuscs seguem realizando audiências por videoconferência e qualquer reclamação trabalhista pode ser encaminhada a um Cejusc para tentativa de acordo, em qualquer fase do processo.

O TRT-2 possui sete unidades em 1ª instância, nos seguintes locais: Ruy Barbosa (sede), Zona Leste, Zona Sul, Baixada Santista, ABC, Guarulhos e Barueri. E conta com o Cejusc 2ª instância, para processos em trâmite no Tribunal, e o Cejusc Coletivos, ligado à Vice-Presidência Judicial. Nas ações coletivas, também é possível atuar de forma pré-processual, ou seja, as partes podem chegar a um acordo antes da instauração do processo.

Para mais informações, acesse o portal da conciliação.

Para dicas e orientações sobre as videoaudiências, assista à playlist sobre o tema no canal do TRT-2 YouTube. E, no vídeo a seguir, confira a simulação de uma audiência de conciliação.

Fonte: TRT da 2ª Região (SP)   

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3