Ir para o conteúdo

Cejusc da 9ª Região (PR) planeja realizar mais de 5 mil audiências em 2021 - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Cejusc da 9ª Região (PR) planeja realizar mais de 5 mil audiências em 2021

Serão 3.341 em Curitiba e 2.227 no 2º grau.

08/03/2021 - O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), de Curitiba, e o Cejusc de 2º Grau se preparam para alcançar uma produtividade recorde em 2021, mesmo em meio à pandemia. As unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) destinadas a promover a conciliação estão prevendo 5.568 audiências de tentativa de conciliação, todas podendo ser realizadas por videoconferência. Serão 3.341 em Curitiba e 2.227 no 2º grau.

Para atingir esse resultado, os Cejuscs devem adotar uma nova metodologia de trabalho, que tem o apoio da Presidência do Tribunal e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec). O Cejusc Curitiba e o Cejusc de 2º grau são coordenados pelo Nupemec.

“O projeto conta com o endosso do Nupemec e com a aprovação da Presidência para que seja construída uma política de otimização dos recursos, trazendo novas ideias para alcançar o maior nível de conciliações”, afirma o desembargador Aramis de Souza Silveira, que coordena o Nupemec.

A principal medida adotada pelo desembargador Eliázer Antonio Medeiros (Cejusc de 2º Grau) e pelo juiz Lourival Barão Marques Filho (Cejusc Curitiba) é o aprimoramento de métodos estatísticos: planejamento anual, metas a serem atingidas, elaboração de pautas de conciliação que levam em consideração os períodos de férias de servidores e a habilidade de cada conciliador em atuar em determinada matéria processual.

Outro instrumento desenvolvido será implantado em maio deste ano. Trata-se de um mapa que identifica os melhores momentos para a realização da conciliação, em cada fase processual. A adoção dessas metodologias é uma forma de otimizar a atividade da conciliação, não perdendo tempo e energia com audiências que têm poucas chances de conseguir um acordo.

Tecnologia e atuação conjunta

O êxito de 2021 deverá ser alcançado com destreza de magistrados e servidores em utilizar o modelo de audiência por videochamada. “O Cejusc foi a fundo no conhecimento dessa ferramenta tecnológica já no início da pandemia, capacitando seus servidores. O esforço rendeu números positivos também em 2020”, diz o juiz Lourival Barão Marques Filho.

No ano passado, o Cejusc Curitiba promoveu 1.680 audiências, homologando 632 acordos, que totalizaram mais de R$ 40 milhões pagos em indenizações trabalhistas (o valor exato é R$ 41.288.647,37).

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística do TRT, a quantidade de audiências realizadas pela unidade representa 88,5% a mais que a média de audiências realizadas por uma vara do trabalho de Curitiba e 154,7% a mais que a média de audiências realizadas por uma vara do trabalho de Londrina.

O Cejusc Curitiba foi uma das primeiras unidades judiciárias a utilizar de forma maciça as audiências telepresenciais.

“O modelo telepresencial é adequado para as audiências de conciliação, sem os ônus que atingem as audiências de instrução”, explica o juiz Lourival. “A troca de experiências e de estruturas entre os Cejuscs, o Nupemec e a Vice-Presidência do Tribunal [que promove a conciliação em processos que possuem recurso para o Tribunal Superior do Trabalho] foi fundamental para o aumento da produtividade.”

Trabalho conjunto

O coordenador do Cejusc 2º Grau, desembargador Eliázer Antonio Medeiros, confirma a necessidade do esforço mútuo e explica o seu funcionamento: “Como o Cejusc de 2º Grau não possui estrutura própria de servidores, desde o início de 2020, os servidores do Cejusc Curitiba têm trabalhado também em favor da nossa unidade, secretariando e conduzindo audiências de conciliação de processos em grau recursal perante esse Regional, sob minha supervisão, e de processos de competência da Vice-Presidência, supervisionadas pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência, Fernando Hoffmann”.

Hoje, o Cejusc Curitiba tem seis conciliadores capacitados na condução da composição amigável.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3