Ir para o conteúdo

Companhia de mineração e Caixa fazem acordos na 23ª Região (MT) para encerrar processos trabalhistas - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Companhia de mineração e Caixa fazem acordos na 23ª Região (MT) para encerrar processos trabalhistas

Ao todo, foram 21 casos resolvidos por composição amigável, perfazendo uma movimentação financeira de quase R$ 3 milhões.

08/06/2021 – A Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat) e a Caixa Econômica Federal aproveitaram o Mês Regional de Conciliação no TRT, ocorrido em maio, para pôr fim a processos trabalhistas. Ao todo, foram 21 casos resolvidos por composição amigável, perfazendo uma movimentação financeira de quase R$ 3 milhões. As conciliações foram viabilizadas pelos centros Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º e de 2º graus.

Da Metamat, dos 20 processos colocados em pauta, 16 terminaram em acordo. Os bons números são fruto do interesse do executivo em resolver os casos, como explica o presidente da empresa, Juliano Jorge. “A política do Governo do Estado tem sido em procurar solucionar o maior número possível de demandas judiciais, disponibilizando recursos financeiros para quitação à vista dos acordos”.

A proposta oferecida pelo Estado foi de deságio sobre o valor da dívida de até 30%, conforme cada caso. Das 16 conciliações fechadas, a maioria delas ocorreu em processos movidos por ex-empregados desligados em 2019. Mas um deles era bem antigo e tramitava na Justiça do Trabalho desde 1995. Ao todo, o volume financeiro foi de aproximadamente 2,3 milhões de reais.

Os acordos fechados integraram a primeira rodada de negociações envolvendo processos da Companhia, que focaram nos casos já em execução. O chefe de Gabinete da Metamat, André Araújo, conta que a empresa deve tentar conciliar outros 41 processos que estão em outras fases: “A missão do governador é de resolver as pendências", garante.

Caixa

Outra empresa pública que aproveitou o Mês Regional de Conciliação para resolver processos foi a Caixa Econômica Federal. No Cejusc de 2º Grau, de 13 casos colocados em mesa de negociação, cinco terminaram em acordo. Outros sete tiveram a audiência redesignada para avanço das discussões em momento mais oportuno. Ao todo, o movimento financeiro foi de aproximadamente 660 mil reais.

O advogado Oclécio Júnior, que representa trabalhadores em casos contra a instituição bancária, destacou a importância do mês para dar maior celeridade, em especial nesse momento de pandemia.

Ao avaliar os trabalhos, ele lembrou do acordo que envolveu um empregado recém curado da covid-19 que teve medo de não ver seu caso resolvido. “Como ser humano, neste momento tão difícil que estamos passando pela pandemia, ter essa valorização e equilíbrio foi muito importante para a vida do meu cliente”.

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3